Sport consegue liminar e suspende leilão da Ilha do Retiro

O leilão da Ilha do Retiro e do complexo sede do Sport estava previsto para começar nesta terça-feira (1º)

Sport consegue liminar e suspende leilão da Ilha do Retiro

Fachada da sede do Sport. (Foto: Júlio Gomes/LeiaJá)

O Sport conseguiu suspender o leilão da Ilha do Retiro e deixou os rubro-negros ainda mais ansiosos pela volta dos jogos em casa. O leiloamento do complexo sede do clube estava marcado para esta terça (1º) e o próximo dia 10, com lance inicial de R$ 400 milhões.

A ação é promovida pela Justiça Federal de Pernambuco, por conta de um débito do Leão com o Banco Central. Na decisão em caráter de urgência, nesta segunda (30), a juíza Ana Carolina Fernandes Paiva, da 27ª Vara Cível da Capital, considerou o imóvel é um bem essencial para a atividade do clube e ressaltou que o Sport está em Recuperação Judicial.

“Declaro a essencialidade do imóvel sede, uma vez que a sua alienação inviabilizaria todas as atividades do Requerente, impossibilitando eventual retomada da atividade sendo, portanto, bem de caráter essencial. Ainda nesse sentido, a jurisprudência sedimentada pelo STJ é no sentido de que não cabe outro juízo, que não o da Recuperação Judicial, ordenar medidas constritivas do patrimônio de empresa sujeita à recuperação”, pontuou a juíza.

Para a magistrada, só o fato do Leão oferecer o imóvel como garantia das dívidas “comprova a boa-fé e vontade de solucionar o endividamento”. Nesse sentido, leiloar a Ilha do Retiro seria uma “medida extrema que oferece graves e irremediáveis riscos” ao devedor e aos credores submetidos à recuperação judicial.

Esta já é a segunda vez só em 2024 que a Ilha do Retiro corre o risco de ir a leilão. Em março deste ano, o clube conseguiu contornar a situação e evitar o leiloamento, justamente por estar em Recuperação Judicial.

Ilha do Retiro próxima de retorno

Sem receber jogos do Sport desde novembro do ano passado, a Ilha pode retornar no próximo compromisso do Leão dentro de casa, no dia 7 de outubro, diante do Ceará. Para isso, será necessário uma liberação do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) a tempo.

Nesta sexta-feira (27), o Sport viveu uma espécie de “aperitivo” da volta para a casa. Para facilitar no deslocamento rumo a Mirassol, no interior de São Paulo, o elenco rubro-negro finalizou a preparação em solo pernambucano na Ilha do Retiro. A partida acontece no domingo (29), pela 29ª rodada da Série B.