Quem é Leonel Di Plácido, novo reforço do Sport
Atleta faz praticamente toda sua carreira no futebol argentino, mas acumula passagem de destaque no Brasil
julho 22, 2024 - 2:56 pm

Em 2023, Di Plácido defendeu as cores do Botafogo. Foto: Vítor Silva/BFR
Segundo contratado do Sport na atual janela de transferências, Leonel Di Plácido chega ao futebol pernambucano cercado de boas expectativas. O atleta tem 30 anos é desembarca na Ilha do Retiro como status de substituto imediato de Pedro Lima, negociado com o Wolverhampton, da Inglaterra, na lateral direita. Di Plácido, inclusive, está em reta final de exames médicos, podendo ser anunciado pelo Leão ainda nesta segunda-feira (22).
O LeiaJá apresenta uma espécie de dossiê do jogador, que fez praticamente toda a sua carreira no futebol argentino. No entanto, acumula passagem de destaque pelo Brasil, em 2023, defendendo a camisa do Botafogo na infrutífera luta pelo título da Série A do Brasileirão.
O início da carreira
Di Plácido ingressou no futebol pelo All Boys, da Argentina, em 2013. No ano seguinte, começou a ser figura frequente no time titular e tendo certo destaque, apesar do rebaixamento de sua equipe à segunda divisão hermana. Pela Série B, ganhou ainda mais destaque, disputando um total de 34 partidas na temporada 2014/2015.
A regularidade, naturalmente, chamou a atenção de clubes maiores, que enxergavam um grande potencial no jovem. Em 2016, o Atlético Tucumán o contratou por empréstimo, que durou até 2017, quando o Lanús comprou Di Plácido em definitivo.
Passagem pela Seleção da Argentina
Em seu terceiro clube na carreira, o jogador continuou se destacando, seja por sua força física ou pela qualidade de atacar a linha de fundo. Na época, foi convocado por Leonel Scaloni para a Seleção da Argentina, em 2018.

Com a camisa do Lanús, o lateral-direito se tornou um dos líderes do time e atuou em mais de 100 partidas pelo clube, marcando dois gols e contribuindo com dez assistências entre 2018 e 2023. No ano passado, acertou sua vinda para o futebol brasileiro a convite do Botafogo.
Di Plácido chega ao Brasil
O clube da Estrela Solitária anunciou a contratação do argentino, por empréstimo com opção de compra. Pelo alvinegro, disputou um total de 50 jogos, somando Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Brasileiro, marcando um gol e servindo os companheiros em seis oportunidades.

Ao final do empréstimo, o Botafogo acabou não comprando o passe de Di Plácido, que retornou ao Lanús. Insatisfeito com o clube atual, o atleta não joga desde novembro do ano passado, no empate entre Botafogo e Santos, pela 35ª rodada da Série A.
O contrato com o Sport
Os moldes da minuta de Di Plácido com o Rubro-negro são bem semelhantes aos do Botafogo. Com contrato de um ano, o Sport terá o direito de exercer a compra ao término do vínculo inicial, em julho de 2025. O empréstimo não gerou custou aos cofres leoninos.
No Recife, terá outros compatriotas, casos do meia Titi Ortíz, do técnico Mariano Soso, e o meia-atacante Lenny Lobato, que tem dupla nacionalidade – argentina e brasileira. Além deles, o elenco do Sport conta com o venezuelano Roberto Rosales e o uruguaio Fabricio Domínguez.