Sport está em reta final de instalação da primeira clínica do Brasil para autistas; saiba detalhes
Espaço ficará na Ilha do Retiro, sede do Leão, e tem previsão para ser inaugurado no início de julho
junho 10, 2024 - 6:21 pm

Grupo ‘Autistas da Ilha’. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá
O futebol é, há um bom tempo, um ambiente alheio às segregações, seja por cor, raça, crença, orientação sexual ou distúrbios cognitivos. Neste cenário, o Sport se torna o primeiro clube do Brasil a ter uma clínica especializada para autistas, que ficará alocada na Ilha do Retiro. O LeiaJá apurou que o projeto está em reta final de instalação, já finalizado, e deve ser inaugurado no início de julho.
A clínica, que atenderá jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma parceria do clube rubro-negro com a Somar Special Care, especializada em estimular o desenvolvimento do indivíduo com autismo. O objetivo será maximizar a qualidade de vida dos autistas, bem como de seus familiares. Victor Eustáquio, sócio e diretor da Somar, deu detalhes de quando a empreitada ficará pronta em contato exclusivo com o LeiaJá.
“Como o espaço que nós conseguimos é bem grande, quase 2 mil metros quadrados, estamos em reta de finalização da parte de cima. Vão restar outros metros quadrados, onde vamos atender os jovens e adultos. E o foco é estimular as interações, seja sozinho ou, de preferência, em grupo. O que eu posso te dizer, é que a clínica está pronta. Falta apenas um documento por parte do Sport, que é do Corpo de Bombeiros”, iniciou Eustáquio.
“Eu tenho medo de chegar aqui e te falar uma data, porque a gente sabe que o processo do judiciário aqui no nosso estado é muito burocrático. Mas acredito que daqui a um mês a gente vai inaugurar a clínica e lançar pra toda a imprensa”, adicionou.
Além da clínica, ficará uma área de lazer destinada às crianças. “Toda a parte de baixo ficará com a ‘criançada’. Mas um ponto importante, é que eu só posso abrir essa área quando a parte de cima estiver me dando fluxo de caixa”, pontuou o diretor.

O corpo de profissionais na clínica
Victor Eustáquio também destrinchou a quantidade de profissionais que estarão presentes na sede do Sport para atender aqueles que têm TEA. Inicialmente, a clínica funcionará de segunda a sexta, das 7h30 às 18h.
“É um espaço multiprofissional, onde vamos ter todos os profissionais necessários para uma intervenção junto a jovens e adultos autistas. Teremos pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, neurocientistas. Lá (na clínica), ele (o autista) é atendido por todos estes profissionais, seja de forma individual e também em grupo”, detalhou.
Autistas do Sport comemoram espaço
Tendo sua bandeira presente na casa do Sport desde 2020 e fundado oficialmente em 2022, o grupo “Autistas da Ilha” foi, e segue sendo, o principal fomentador da causa dentro do clube. À reportagem, Eduardo Pedrosa, conselheiro, fundador da torcida e com um filho autista, comemorou o espaço dentro do seu clube de coração, considerando-o como um “divisor de águas”.
“O clube deu um passo muito importante para a inclusão social, algo que já vem fazendo há um bom tempo. É o primeiro do Brasil a colocar dentro de suas raízes, na sede do clube, uma instituição voltada para o autismo, para dar apoio. Um momento histórico. Desde 2020, colocamos nossa bandeira no estádio, sendo um dos primeiros torcedores do Brasil nessa causa. E hoje o fruto está sendo colhido daquilo que foi plantado lá atrás”, falou Eduardo.
No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na época, o Sport promoveu uma ação que levou torcedores autistas a um jogo na Arena de Pernambuco, onde os rubro-negros puderam conhecer as dependências do estádio de São Lourenço da Mata e entrar com seus ídolos, os atletas, em campo.