Novo Dream Team? Veja possível time de basquete dos EUA para as Olimpíadas de 2024

Várias super estrelas da NBA sinalizaram interesse em estar na lista

Novo Dream Team? Veja possível time de basquete dos EUA para as Olimpíadas de 2024

Fontes da NBA já falam em um elenco pré-montado. Foto: Divulgação/USA Basketball

Por Gustavo Arland

A Seleção de Basquete dos Estados Unidos já está trabalhando nos bastidores para a formação do elenco que vai representar o país nas Olimpíadas. Vários nomes de peso demonstraram desejo em ingressar na lista de convocados para os Jogos Olímpicos, que serão realizados entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024, em Paris, na França. 

De acordo com o jornalista do The Athletic Shams Charania, várias fontes da NBA próximas à equipe americana já falam em um elenco pré-montado para o certame, que pode contar com estrelas máximas da NBA, como LeBron James (Los Angeles Lakers), Kevin Durant (Phoenix Suns) e Stephen Curry (Golden State Warriors).

Além deles, outras superestrelas da liga americana estão fortemente cotadas para figurar na lista. O armador do Phoenix Suns Devin Booker, Jason Tatum e Jrue Holiday, ambos estrelas do Boston Celtics, o pivô camaronês naturalizado americano Joel Embiid do Philadelphia 76ers, Anthony Edwards do Minessota Timberwolves e Tyrese Haliburton do Indiana Pacers, sendo os dois últimos, remanescentes do elenco que participou da Copa do Mundo de Basquete, realizada em 2023. O comando técnico fica pelo multi-campeão da NBA e técnico do Golden State Warriors, Steve Kerr. 

Pouco depois da fraca campanha dos Estados Unidos no mundial do ano passado, quando terminaram a competição em 4º colocado, os veteranos LeBron James e Kevin Durant, sinalizaram publicamente o interesse em ir para as Olimpíadas, assim como, o também veterano Stephen Curry, que nunca participou de uma edição dos Jogos Olímpicos.  

Dentre os nomes listados, apenas Joel Embiid é um pivô de origem. Caso os nove jogadores citados sejam convocados, ainda restariam 3 vagas. Duas delas podem ser ocupadas por possíveis substitutos da estrela do 76ers. Bam Adebayo do Miami Heat e Anthony Davis, companheiro de LeBron James nos Lakers, também são considerados fortes candidatos para o elenco. Apesar de Embiid estar se recuperando de uma cirurgia no menisco, segundo fontes, os planos do pivô de representar a equipe dos EUA ‘permanecem intactos’. A alta cúpula da seleção americana ainda conta com o jogador. A última vaga ficaria em aberto. 

A previsão é que a lista oficial de convocados para as Olimpíadas 2024 seja anunciada em meados de abril ou maio, período em que acontecem as primeiras rodadas dos Playoffs da NBA. Ainda de acordo com o Charania, apesar do forte time, a suposta lista pode sofrer alterações, considerando a saúde e condição física dos jogadores no momento da convocação.