Campeão em 2008, Sport busca quebrar tabu de seis anos sem passar da 1ª fase da Copa do Brasil

Nesta quarta-feira, Rubro-negro encara o Trem-AP, no Amapá, na estreia do torneio nacional

Campeão em 2008, Sport busca quebrar tabu de seis anos sem passar da 1ª fase da Copa do Brasil

Sport em campo na derrota contra o Ferroviário, última vez em que jogou a segunda fase do torneio. (Foto: Williams Aguiar/SCR)

O Sport estreia nesta quarta-feira (28) na primeira fase da Copa do Brasil. O time pernambucano jogará no Amapá, contra o Trem-AP. Contudo, o retrospecto do Rubro-negro jogando esta fase do torneio não é nada positivo, pois faz seis anos que o Leão não se classifica para a segunda fase. 

O Rubro-negro chegou nas oitavas de finais na última edição da competição, todavia a equipe entrou diretamente na terceira fase. Sendo assim a última vez que o Sport entrou na primeira fase e chegou à segunda fase foi em 2018. Na ocasião venceu outro time do Amapá, o Santos-AP. 

O duelo desta quarta-feira coincidentemente será no mesmo estádio em que ganhou do Santos-AP, o Zerão. No jogo de 2018 o Leão saiu vencedor com dois gols de Leandro Pereira. Já que na segunda fase daquela temporada o Rubro-negro caiu para o Ferroviário. O jogo foi para os pênaltis, após o Sport abrir 3 a 0 e levar o empate jogando na Ilha do Retiro. 

Histórico do Sport nos últimos dez anos 

No recorte de participações do Sport para os últimos dez anos, a equipe jogou quatro vezes na segunda fase, três vezes na terceira fase e duas vezes nas oitavas de finais. 

Nas melhores campanhas, parou no São Paulo em 2023 quando após perder o primeiro jogo por 2 a 0 na Ilha do Retiro e ir buscar o 3 a 1 no Morumbi, mas saiu derrotado nos pênaltis por 5 a 3. O Tricolor Paulista acabou sendo o vencedor da edição

Já em 2017, o Leão caiu para o Botafogo, após perder o primeiro jogo por 2×1 e empatou em 1×1 na segunda partida. 

Seis anos de Tabu 

Levando em conta a última edição da Copa do Brasil que entrou diretamente na terceira fase, faz seis anos que o Sport não se classifica para a segunda fase. De 2019 para cá, o Leão acumulou derrotas humilhantes. 

Em 2019 o Sport perdeu por 3×0 da Tombense, jogando na casa do adversário. Em 2020 o Leão até tentou, mas o Brusque venceu por 2 a 1 jogando em casa.

Já em 2021, o Sport teve mais um jogo parelho, mas o Juazeirense venceu por 3 a 2 nos seus domínios. O último revés foi contra o Altos no Piauí, que venceu o Rubro-negro pelo placar mínimo.