Jogadora de basquete consegue estatística rara e viraliza

Atleta atingiu marca nunca registrada no basquete profissional

Jogadora de basquete consegue estatística rara e viraliza

Kieonna Christmas conseguiu anotar um quíntuplo duplo. Foto: Mason Golonka

Por Gustavo Arland

A atleta Kieonna Christmas viralizou nas redes sociais, e na imprensa esportiva americana, ao alcançar um feito raramente atingido no basquete. A ala-pivô do Fonda-Fultonville, time do High School (o equivalente ao Ensino Médio nos Estados Unidos), conseguiu anotar um quíntuplo duplo, que é quando um(a) jogador(a) consegue marcar dois dígitos em 5 estatísticas oficiais.

Christmas conseguiu emplacar 11 pontos, pegar 20 rebotes, dar 11 assistências, roubar 10 bolas e realizar 10 bloqueios, na vitória em cima do Notre Dame Bishop, em jogo válido pelo campeonato do High School de Nova York. A partida aconteceu em dezembro de 2023, mas só agora a estatística veio à público. 

Segundo s imprensa americana, ela foi apenas a 13ª atlet,a entre meninos e meninas, a atingir a marca na história do basquete escolar. A estatística surpreende, pelo fato dela nunca ter sido alcançada por atletas profissionais. 

Wilt Chamberlain chegou lá, mas não valeu

Apenas um jogador na NBA chegou a, supostamente, fazer um quíntuplo duplo. Trata-se do lendário pivô Wilt Chamberlain. Em março de 1968, quando atuava pela franquia do Philadelphia 76ers, Wilt anotou 53 pontos, 32 rebotes, 24 bloqueios, 14 assistências e 11 roubos de bola, no duelo contra o Los Angeles Lakers. Porém, na época, as estatísticas de assistências e roubos de bola não eram oficiais.

Atletas atingiu marca nunca registrada no basquete profissional
Wilt Chamberlain. Foto: Reprodução/NBA