Santa Cruz goleia Afogados e sonha com classificação à Série D na 1ª fase do Pernambucano

Agora, a Cobra Coral precisa fazer o seu dever na última rodada e torcer por um tropeço do Retrô

Santa Cruz goleia Afogados e sonha com classificação à Série D na 1ª fase do Pernambucano

Santa Cruz 5 x 1 Afogados. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

O Santa Cruz segue sonhando com a classificação à Série D pela 1ª fase do Campeonato Pernambucano. Embalado pelo seu torcedor, que foi bom número ao Arruda, nesta segunda-feira (19), goleou o Afogados por 5 x 1, em jogo movimentado. 

Com o resultado, o Mais Querido chega a 16 pontos conquistados. Agora, precisa fazer o seu dever contra o Central, bem como torcer por um tropeço do Retrô, que enfrenta o Flamengo-PE, no Arruda. Os jogos da rodada derradeira acontecem no próximo sábado (24), às 16h30.

Tricolor sai na frente, mas cede o empate 

O Santa tentou tomar as rédeas do jogo no início. Aos quatro, Juan Tavares cobrou escanteio na área e João Diogo testou para o gol. O cabeceio, contudo, saiu acima da meta sertaneja. Com 15 no relógio, foi a vez de Juan Tavares finalizar na rede pelo lado de fora.

Aos poucos, do outro lado, o Afogados entrava no jogo. Rodrigo arriscou de longe, porém pegou muito embaixo da bola, aos 18. Mas foi aí que a Cobra Coral destilou seu veneno. Caio Mello cruzou na área, Paulo César subiu mais alto que a defesa e abriu o placar: Santa 1 x 0. 

Quando parecia que o Tricolor ia dominar o jogo, a Coruja acordou. Fernandinho deu passe longo, Rodrigo driblou William Asmann e tocou para o fundo do barbante. Tudo igual no Arruda, para desespero do torcedor coral. 

O Santa seguiu insistindo na bola área e, dessa forma, conseguia levar perigo. Aos 31, um bate-rebate na área do Afogados por pouco não resultou em gol. Quatro minutos depois, João Diogo tentou o chute, mas também errou o alvo. 

No final do primeiro tempo, o Santa partiu desesperado em busca do gol. A chance mais clara veio quando Pedro Bortoluzzo tentou fazer cabeceio e errou o alvo, selando de vez o empate na etapa inicial.   

Santa garante a vitória, com goleada 

Assim como no primeiro tempo, a Cobra voltou pressionando na segunda etapa. Logo aos quatro, veio a primeira chance. Contudo, Caio Mello bateu a falta para fora. Uma nova chance surgiu dois minutos depois, quando João Diogo cruzou, Bortoluzo finalizou e Jefferson Danilo operou um verdadeiro milagre para evitar o gol. 

“Água mole, pedra dura. Tanto bate, até que fura.” O Santa fez valer o ditado para marcar o gol. Aliás, dois gols. Primeiro, Bortoluzo reiterou seu oportunismo e balançou as redes. Pouco depois, Thiaguinho fez boa jogada pela esquerda e cruzou para João Diogo, também de cabeça, fazer o terceiro. 

Com a torcida se inflamando, bem como Itamar Schülle pedindo que o time mantivesse o ímpeto, só deu Santa. Aos 16, Thiaguinho quase marcou um golaço, no entanto, a bola saiu tirando tinta da trave. Quase. 

A vitória já estava praticamente sacramentada e o Tricolor tirou o pé do acelerador. Foi aí que Afogados tentou algumas investidas. Numa dessas, William Asmann fez a defesa e as pazes com a torcida coral. 

Para selar de vez o placar, João Pedro fez mais um. Ainda houve tempo para Gilvan, que saiu do banco de reservas, selar a goleada. 

Ficha Técnica

Competição: Campeonato Pernambucano

Local: Arruda

Santa Cruz: William; Toty, Paulo César, Rafael Pereira (Ítalo Melo) e Juan Tavares; Lucas Siqueira, Caio Mello (Henrique) e João Pedro; João Diogo (Eduardo Ferraz), Pedro Bortoluzo (Gilvan) e Thiaguinho (João Victor). Técnico: Itamar Schülle

Afogados: Jefferson Danilo; Felipe Pacajus, Arthur, Heverton Luiz (Ítalo) e Danilo Bala (Jardeu); Jordan (James Dean), Alemão e Fernandinho (Robinho); Palominha, Rodrigo e Wesley. Técnico: Pedro Manta

Gols: Paulo César, Pedro Bortoluzo, João Diogo, João Pedro e Gilvan (SC); Alemão (A)

Árbitro: Anderson Luís Marques

Assistentes: Clóvis Amaral e Fernando Antônio da Silva Júnior

Cartões amarelos: João Diogo e Pedro Bortoluzo (SC); Alemão e Jordan (A)

Público: 14.235

Renda: R$ 223.040,00