Cartão azul vai ser testado no futebol profissional; veja as implicações

A IFAB pretende testar a utilização do novo cartão para melhorar os jogos de futebol

Cartão azul vai ser testado no futebol profissional; veja as implicações

Cartão azul vai ser testado no futebol profissional. Foto: LeiaJá

A International Football Association Board (IFAB) vai testar a utilização do cartão azul no futebol profissional. O órgão responsável pelas regras do esporte entende que a aplicação do novo cartão vai coibir as chamadas “faltas táticas”. A informação foi dada pelo jornal inglês Telegraph, nesta quinta-feira (8). 

O cartão azul punirá os jogadores com dez minutos fora da partida. O atleta que tomar um segundo cartão azul, será expulso, como se tivesse tomado dois amarelos. Os jogadores também vão sair da partida em definitivo se tomarem um azul e um amarelo. Ambas combinações, resultam em cartão vermelho. 

A IFAB deve começar os testes em ligas de menor expressão e posteriormente vai fazer o experimento na próxima edição da FA Cup (Copa da Inglaterra). O órgão também testará uma regra em que apenas os capitães poderão conversar com o árbitro. 

A organização entende que ao deixar apenas os capitães falarem, os “montinhos” em volta dos juízes acabem, isso porque os atletas seriam punidos com algum cartão. Este sendo o caminho para acabar “com o câncer que mata o futebol”. 

A regra das expulsões temporárias já foi testada nas categorias de base da Inglaterra. Todavia, a mudança não foi bem recebida pelo presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.