Na última quinta-feira (17), Palmeiras e Corinthians se enfrentaram pelo Campeonato Paulista. O jogo ocorreu no Allianz Parque, em São Paulo e o verdão venceu por 2 a 1. O confronto marcou por ser o primeiro derby de 2022. Por isso, o LeiaJá preparou uma matéria especial sobre um dos maiores clássicos do futebol brasileiro:
• O Primeiro Confronto;
A primeira partida entre as equipes ocorreu em 1917. Palmeiras e Corinthians se enfrentaram pelo Campeonato Paulista daquele ano. Jogando em casa, o Palmeiras venceu um Corinthians invicto a 25 partidas. Caetano marcou três gols e pintou o clássico de verde em branco, que se encerrou em 3 a 0. O derby foi realizado no Estádio Palestras Itália.
O Corinthians só foi ganhar do "Palestra Itália" dois anos depois. Em 1919, o Timão venceu o clássico por 3 a 0, no estádio da Floresta, pelo Campeonato Paulista. Os autores dos gols foram: Américo, Garcia e Roverso.
• A primeira decisão de título;
O Campeonato Paulista de 1936 ficou marcado por ser a primeira decisão de título entre os rivais. Na época, a competição era decidida em três jogos. Na primeira partida, o Palestra Itália venceu em casa por 1 a 0. No segundo confronto, no Parque São Jorge, as equipes empataram em 0 a 0. Já na decisão, o Palestra venceu novamente em casa por 2 a 1 e conquistou o título Paulista daquele ano.
O primeiro título sobre o Palmeiras do Corinthians só ocorreu em 1995, durante este período, as equipes fizeram mais seis finais, todas com triunfo Alviverde (incluindo Campeonato Paulista, Brasileiro e Rio-São Paulo).
Em 1995, Corinthians e Palmeiras disputaram a final do Campeonato Paulista. O primeiro confronto encerrou em 1 a 1. Na segunda partida, o Timão triunfou por 2 a 1 e levou o primeiro título sobre o rival de sua história.
• A última decisão de título;
Em 2020, o Campeonato Paulista foi novamente decidido por um Derby. O primeiro confronto ocorreu na Neo Química Arena, a partida foi muito criticada pela imprensa e torcida, já que o desempenho das equipes foi pífio e se encerrou em zero a zero. Com o resultado tudo igual, a decisão ficou para o segundo confronto, no Allianz Parque. O Verdão abriu o placar com Luiz Adriano, porém, no último minuto de partida, Gustavo Gomez fez um pênalti no Jô. O próprio atacante bateu e converteu, levando a final para a disputa de pênaltis. Nos penais o Palmeiras foi cirúrgico e pintou o estado de São Paulo de verde e branco novamente.
O último título do Corinthians sobre o Palmeiras foi no Paulistão de 2018. As equipes disputaram o título após dois jogos. O primeiro, o Verdão triunfou na casa do rival por 1 a 0. Já no jogo de volta, o Timão venceu e levou o clássico para os penais. Convertendo melhor, o Corinthians foi campeão e conquistou seu bicampeonato paulista seguido.
• Retrospecto;
O Derby já foi realizado em 373 oportunidades. O Palmeiras tem uma leve vantagem sobre o rival, com 131 triunfos. Por outro lado, o Corinthians possui 129 vitórias. O confronto já se encerrou em empate por 113 vezes.
O Verdão já balançou as redes Alvinegras em 533 oportunidades. Já o Corinthians balançou as redes Alviverdes em 491 ocasiões. A maior goleada do confronto foi um 8 a 0 do Palmeiras no Campeonato Paulista de 1933. Já a maior goleada do Corinthians é um 5 a 1 em 1952.
As equipes já se enfrentaram em 21 ocasiões de mata-mata, contando as finais. O Palmeiras já eliminou o rival em 13 oportunidades, estando invicto em mata-mata contra o rival na Libertadores, sendo em oito oportunidades campeão de algum título. Já o Corinthians tirou o adversário em nove oportunidades, sendo todas no Campeonato Paulista, além disso, ganhou títulos em três das nove ocasiões.