Santos x Flu é atração da Band no domingo (21)

Clássico do futebol brasileiro disputado em 1995 mostra a virada do Peixe contra o Tricolor Carioca

por Alex Dinarte sex, 19/06/2020 - 18:51
Reprodução Momento do jogo entre Santos e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro Reprodução

O programa "Você Torceu Aqui" (Band) exibe mais uma clássico do futebol nacional neste domingo (21). A emissora paulista homenageia o Santos e reprisa o jogo em que o alvinegro vence o Fluminense-RJ de virada e passa para a decisão do Campeonato Brasileiro de 1995. Foi há cerca de 25 anos, mas a vitória emblemática do elenco que tinha o craque Giovanni como referência, vai fazer a coletividade santista se emocionar.

Em 1995, o Santos completaria 11 anos sem chegar a uma disputa nacional. A última havia sido no Campeonato Brasileiro de 1983, quando o time foi derrotado pelo Flamengo-RJ. Para tentar acabar com o jejum de títulos nacionais que já durava quase três décadas e entrar para a história, tinha que ser no sofrimento. E foi.

No primeiro jogo daquela semifinal, disputado no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o alvinegro da Vila Belmiro pelo placar de 4x1. Na volta, a torcida santista fez sua parte. Lotou e fez a festa para incentivar o clube à virada no Estádio do Pacaembu. Com atuação de gala do time de Giovanni, o apelidado Messias deitou e rolou na defesa do tricolor carioca. Autor de dois gols ainda no primeiro tempo, o craque paraense colocou o Peixão de volta na batalha.

Outra peça-chave na virada do Santos foi o técnico Cabralzinho. Quando o árbitro Sidrack Marinho apitou o fim do primeiro tempo, o comandante manteve a equipe dentro de campo para sentir o calor das arquibancadas. Deu certo. Aos seis minutos da segunda etapa, o atacante Macedo ampliou para o Peixe, fazendo 3x0. Os cariocas, que tinham em seu elenco figuras como Vampeta, Renato Gaúcho e o treinador Joel Santana, descontaram com Rogerinho, mas a tarde daquele 10 de dezembro tinha que ser alvinegra.

Com gols de Camanducaia e Marcelo Passos, o elenco peixeiro definiu os cinco tentos no marcador e de nada adiantou o segundo gol do Rogerinho do tricolor das Laranjeiras: placar final Peixe 5 x 2 Flu.

A reprise da transmissão original começa às 16h e tem a narração de Luciano do Valle (1947 2014) e os comentários de Mário Sérgio Pontes de Paiva (1950-2016).

COMENTÁRIOS dos leitores