Paraenses ganham medalhas na dança em cadeira de rodas

Grupo da companhia Exíbela se destaca em competição nacional disputada na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais

ter, 22/10/2019 - 09:25

O grupo de dança Exíbela retorna à capital paraense, Belém, após ter participado do 18º Campeonato Brasileiro de Dança em Cadeira de Rodas, disputado em Juiz de Fora, Minas Gerais, com cinco medalhas. Os bailarinos Sérgio Júnior, Maria Iris, Wanderley Oliveira e Andreza Cardoso são os grandes vencedores.

Com duas medalhas de ouro, duas de prata e um bronze, os dançarinos tiveram o melhor desempenho e domínio das técnicas exigidas pela Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR). A equipe de dança paraense participou das categorias Single (feminino e masculino), Freestyle e Combi (estreante e iniciantes).  

Para o professor e coreógrafo Wanderley Oliveira, o essencial para a conquista foi a dedicação da equipe. “Foi a nossa dedicação incansável, nos treinamentos e o espírito de família que nos deram muito mais segurança. Fora a responsabilidade em representar bem o nosso estado”, conta o professor.

Andreza, que ganhou duas medalhas (ouro e bronze), competiu pela categoria Estreante e Single. “Eu sinceramente achei que não ia chegar nessa posição. Foi algo inexplicável alcançar o resultado que alcancei, mesmo com pouco tempo na dança esportiva, e voltar campeã”, disse Andreza.

Antes do certame, os representantes do Pará, participaram da Mostra Nacional de Dança em Cadeiras de Rodas, em um shopping da cidade, onde o público pôde acompanhar a apresentação da “Lenda do Boto”.

Os dançarinos contam com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Em setembro, a Companhia Nosso Jeito, do Pará – que também recebeu apoio da Seel –, foi vice-campeã mundial na categoria Freestyle, em torneio na Rússia.  

“O Brasil ainda precisa reconhecer este maravilhoso esporte, que vem perpetuar o sonho de muitos dançarinos cadeirantes. Nós estamos torcendo pela possibilidade de difusão do esporte como modalidade paralímpica”, finalizou Arlindo Silva, titular da Seel.

 Confira o resultado

Ouro - Combi Estreante - Wander Olivera e Andreza Caroline

Ouro - Combi Iniciante - Sérgio Júnior e Íris Santos

Prata - Single Masculino - Sérgio Júnior

Prata - Freestyle - Equipe

Bronze - Single Feminino - Andreza Caroline.

Da assessoria da Seel.

 

COMENTÁRIOS dos leitores