Para eles, domingo é dia de jogo; mas de futebol americano

O grupo usa os jogos da NFL - Liga de Futebol Americano para se encontrar e torcer

por Thayná Aguiar dom, 16/09/2018 - 11:55

A NFL (National Football League) ou Liga de Futebol Americano finalmente começou. A partida de abertura foi na última quinta-feira (6) entre Philadelphia Eagles e Atlanta Falcons, com vitória do Eagles por 18 x 12. Assim como no futebol, os torcedores da NFL também se reúnem para acompanhar os confrontos. O LeiaJá conversou com dois amantes do esporte, que fazem dos jogos um pretexto para se encontrar. Independente do local escolhido para assistir a partida, só há uma regra: não marcar outros compromissos em dias de disputa. 

O jornalista Cléber Araújo, de 24 anos, conta que seu amor pela NFL começou em 2011 e desde então a curiosidade e a paixão pelo esporte internacional foram crescendo gradativamente. “Comecei a ver junto com um PDF de regras no computador e aos poucos fui entendendo e o amor bateu logo. Meus domingos já eram trancados dentro do quarto assistindo e hoje em dia todo mundo já sabe que a partir de setembro nem conte comigo nesse dia da semana a partir da tarde”, diz.

Assim como o amigo Cléber, o também jornalista Mário Fontes, de 22 anos, declarou seu amor pela NFL. “Um esporte "estrangeiro" como o futebol americano, mas que cativa bastante pela inteligência e por toda a estrutura em volta. A expectativa aumenta muito conforme a temporada vai ficando perto de começar, então já virou parte da minha vida, do meu calendário. Nós até brincamos que todo e qualquer compromisso em dias de quinta, domingo e segunda à noite tem que ser desmarcado”.

Em 2013, ainda quando morava em Palmares, Cléber conta que já se reunia com um grupo na cidade para acompanhar as partidas. Mas foi ao se mudar para o Recife, em 2014, que as reuniões cresceram. Os encontros, organizados por ele, geralmente são realizados no seu apartamento.

“O fato de eu morar sozinho e ter sido o criador do grupo ajudava nisso do meu apartamento ser o chamado "QG" do grupo e até hoje segue assim. Não são todos os domingos, mas alguns e em janeiro também nos playoffs, onde tem os jogos decisivos aos sábados e domingos. Além do super bowl que é um evento a parte no primeiro domingo de fevereiro”, afirma.

A quantidade de gente que comparece aos encontros é variada, sempre depende da disponibilidade de cada um e até dos horários e dias dos confrontos. Os convidados são os membros do grupo e alguns agregados como namorada, namorado ou algum amigo de um deles. 

Nem todos os componentes do grupo no Whatsapp torcem pela mesma equipe, mas isso não é um problema para eles. “Temos torcedores de uns 20 times diferentes, rivais de divisão. A gente sempre tira onda e também é zoado quando perde, mas sempre na brincadeira saudável”, declara Mário Fontes, um dos membros. 

A NFL, que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, já conquistou de vez esse grupo de amigos e alcançou um patamar de prioridade em suas vidas. “Pode parecer besteira pra alguns, mas pra mim e essa galera do “Just NFL”, nome do nosso grupo no WhatsApp, onde tudo começou, é muito importante. Nossa vida realmente muda quando chega setembro e começamos a mudar nossos horários, tudo pra não perder os jogos e não só dos nossos times, queremos ver todos, até os da segunda e quinta que muitas vezes são fraquinhos”, finaliza Cléber. 

LeiaJá também 

-->  Futebol Americano: dicas para acompanhar a NFL no Recife

COMENTÁRIOS dos leitores