Arena das Dunas: localização facilita acesso do público

Diferente da Arena de Pernambuco, estádio de Natal fica na área central da cidade. Por outro lado, funcionários não sabiam dar algumas informações aos torcedores que foram ao jogo do Brasil

por Nathan Santos sex, 07/10/2016 - 17:12

Alvo de críticas nos quesitos localização e mobilidade, a Arena de Pernambuco ainda não é frequentada pela torcida pernambucana da forma como se imaginava. Muitos torcedores apontam que o estádio é longe do Recife e ainda enfrenta gargalhos nas entradas e saídas do estacionamento. Além disso, vários esquemas de transportes coletivos precisam ser montados para conduzir o público até o estádio de São Lourenço da Mata, entretanto, há quem prefira ficar em casa a ir à Arena.

Outra cidade nordestina que recebeu a construção de um estádio para a Copa do Mundo foi Natal. Nessa quinta-feira (6), o LeiaJá acompanhou o jogo do Brasil diante da Bolívia, na Arena das Dunas, e constatou que, no geral, o estádio potiguar reserva pontos mais positivos do que a Arena de Pernambuco. O principal deles é, sem rodeios, a localização.

Com capacidade para mais de 31 mil torcedores, a Arena das Dunas está localizada em uma área estratégica. Fica no centro de Natal, próxima a várias vias de intenso fluxo de veículos, além de ter por perto inúmeros corredores de ônibus. Entre os torcedores entrevistados pelo LeiaJá, a grande maioria disse gastar, no máximo, meia hora para chegar ao estádio, mesmo quem mora na Região Metropolitana de Natal. De acordo com a assessoria de imprensa do estádio, como a Arena está numa área central, não é necessário que seja montado esquema de transporte especial para atender o público de grandes jogos, tendo em vista que o serviço regular já atua de forma satisfatória.

Seu Canidé Fernandes, taxista e morador de Natal, afirma que quase nunca enfrenta engarrafamentos para chegar ao estádio. Nessa quinta-feira, ele deixou alguns passageiros na Arena das Dunas e afirmou que todo o percurso ocorreu de forma tranquila. “Venho aqui em outros jogos e nunca tenho grandes problemas. Mesmo tendo muitos carros, o caminho flui tranquilamente”, disse o taxista.

De acordo com plano de segurança da Arena das Dunas, o estádio conta com 479 vagas no estacionamento interno, com direito a duas entradas. Já o externo possui 1649 vagas, com entrada principal pela via que liga as Avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho. O bilhete para todos os veículos custam R$ 25 cada. O tempo médio de entrada registrado pelo LeiaJá foi de, no máximo, 15 minutos.

Faltou informação

Se por um lado a localização central da Arena das Dunas é positiva, o estádio potiguar perde para a Arena de Pernambuco nos quesitos sinalização e informação ao visitante, pelo menos levando em consideração o jogo do Brasil dessa quinta-feira. Para quem é de outras cidades e não conhece Natal, pode ser complicado ter acesso aos portões corretos. Nossa reportagem chegou a perguntar, por inúmeras vezes, aos funcionários do próprio estacionamento, mas muitos deles não sabiam informar os acessos conforme o ingresso comprado pelo torcedor.

Guardas municipais também foram consultados acerca dos setores de entrada do estádio, mas alguns não souberam responder, por exemplo, onde ficava o acesso da imprensa. Por outro lado, a Arena de Pernambuco, principalmente em jogos que demandam muitos torcedores, conta com colaboradores bem informados e atentos aos setores de entrada. 

COMENTÁRIOS dos leitores