• Tweet
  • CRB é cheio de atletas que passaram pelo Sport

    Ex-leoninos Neto Baiano, Marcos Aurélio, Érico Jr, Matheus Galdezani, Gabriel e Rivaldo integram elenco alagoano, comandado Mazola Júnior, que também comandou o Leão. Equipes se encontram na quarta-feira (30), pelo Nordestão

    por Fernando Sposito seg, 28/03/2016 - 17:59
    Reprodução/Facebook do CBR Neto Baiano, que fez sucesso no Sport, hoje é o principal atacante do CBR Reprodução/Facebook do CBR

    Ao que parece, o CRB é um dos maiores celeiros de acolhimento de jogadores que tiveram passagens – marcantes ou frustradas – pelo futebol pernambucano, especialmente no caso dos ex-Sport. Para ter o fato comprovado, basta olhar a ficha técnica da partida entre o Leão e o time alagoano, marcada para esta quarta-feira (30), às 21h45, no Estádio Rei Pelé, em Alagoas, pelas quartas de final da Copa do Nordeste 2016. Isso porque o time anfitrião conta com seis jogadores que já vestiram a camisa rubro-negra em seu elenco, além do técnico Mazola Júnior, que foi revelado na Ilha do Retiro. Eis a lista dos atletas ‘resgatados’: Neto Baiano, Marcos Aurélio, Érico Jr, Matheus Galdezani, Gabriel e Rivaldo. 

    Sem dúvidas, os que mais marcaram a torcida rubro-negra foram Neto Baiano e Marcos Aurélio. O primeiro chegou no fim de 2013, ainda um pouco discreto em seu comportamento fora de campo, mas com personalidade entre as quatro linhas, assinalando sete gols em 13 jogos da campanha que rendeu ao Sport o acesso à Série A do Brasileirão. No ano seguinte, apesar de ter feito atuações apagadas na elite do futebol nacional, ele fez um primeiro semestre irretocável, apesar das polêmicas declarações direcionadas aos rivais. Brigador na grande área, o centroavante balançou as redes adversárias cinco vezes, pelo 40º Estadual vencido pelo clube, e outras seis na caminhada rumo ao título do Nordestão, terminando como vice-artilheiro do Regional.

    Mesmo de forma temporária, Neto foi idolatrado pelos rubro-negros. Afinal, foram dois títulos e um acesso em menos de duas temporadas completas. História que fez o atleta criar identificação com o clube recifense e declarar esse apreço constantemente em suas redes sociais. Na quarta-feira, porém, ele estará do lado oposto do time que diz ser um dos dois pelos quais torce, ao lado do Vitória, da Bahia. E ele vem embalado por ter marcado um dos gols do CRB no triunfo por 2x1 sobre o rival ASA, domingo (27), pelo Campeonato Alagoano.

    Já Marcos Aurélio fez uma passagem de tiro-curto pelo Sport, mas, enquanto ele esteve na Ilha do Retiro, seu nome era praticamente implícito no espaço de ‘gols’ das fichas de jogo do Leão. Veloz, habilidoso e especialista nas cobranças de falta, ele terminou como vice-artilheiro da Série B 2013, marcando 22 gols pelo Rubro-Negro. Após passagem apagada pelo Coritiba, em 2015, ele foi contratado pelo CRB, no começo deste mês, mas ainda não tem data definida para estrear pela equipe alagoana. 

    Os demais jogadores da turma dos resgatados, ao contrário dos artilheiros destacados, tentaram, mas não conseguiram engrenar na Ilha do Retiro. Érico Jr ainda participou da campanha do título do Nordestão 2014, mas, depois, não foi mais aproveitado pelo clube. Enredo parecido com o vivido pelo técnico Mazola Júnior, que conseguiu o acesso à Série A, em 2011, mas, no primeiro semestre da temporada seguinte, entregou o cargo, entrando em declínio em sua carreira. Agora, terá a missão de fazer o CRB, atual vice-líder do Campeonato Alagoano, vencer o Leão para buscar voos mais altos no Nordestão.

    No último compromisso do CRB, o clássico com o ASA, apenas um membro, além de Neto Baiano, constou na lista de titulares. Trata-se do zagueiro Gabriel, que foi atleta de Mazola no Sport. E se for para expandir essa lista de acolhimento ao Trio de Ferro pernambucano, ainda há um nome em destaque: o meia Dakson, que foi contratado junto ao Náutico. Ele também entrou de frente contra o rival local, no domingo, e marcou o outro gol da vitória sobre o rival. 

    Confira ficha técnica dos atletas que passaram pelo Sport:

    Neto Baiano (atacante)

    Nome completo: Euvaldo José de Aguiar Neto

    Data de nascimento: 17/09/1982 (33 anos)

    Altura: 1,87m

    Peso: 80kg

    Naturalidade: Ituaçu-BA

    Último clube: Criciúma-RS

    Marcos Aurélio (atacante)

    Nome completo: Marcos Aurélio de Oliveira Lima

    Data de nascimento: 10/02/1984 (32 anos)

    Altura: 1,68m

    Peso: 66kg

    Naturalidade: Cuiabá-MT

    Último clube: Coritiba

    Érico Jr. (atacante)

    Nome completo: Érico Francisco de Oliveira Junior

    Data de nascimento: 22/07/1993 (22 anos)

    Altura: 1,75m

    Peso: 71kg

    Naturalidade: Recife-PE

    Último Clube: Mafra-POR

    Matheus Galdezani (volante)

    Nome completo: Matheus Galdezani

    Data de nascimento: 13/03/1992 (24 anos)

    Altura: 1,79m

    Peso: 73kg

    Naturalidade: Limeira-SP

    Último Clube: Sport

    Rivaldo (volante)

    Nome completo: Rivaldo Barbosa de Souza

    Data de nascimento: 25/08/1985 (30 anos)

    Altura: 1,81m

    Peso: 75kg

    Naturalidade: Salgadinho-PE

    Último Clube: Esteghlal Tehran - Irã

    Gabriel (zagueiro)

    Nome completo: Gabriel de Paulo Limeira

    Data de nascimento: 20/08/1983 (32 anos)

    Altura: 1,90m

    Peso: 77kg

    Naturalidade: Mauá-SP

    Último Clube: Botafogo-SP

    COMENTÁRIOS dos leitores