Duda conquista ouro no salto em distância em Tóquio

Pódio comprovou o bom momento de Mahau, que já tinha conseguido o índice para o Mundial de Moscou

dom, 05/05/2013 - 13:40

O brasileiro Mauro Vinícius da Silva, mais conhecido como Duda, conquistou neste domingo a medalha de ouro do salto em distância no Grand Prix de Atletismo em Tóquio, no Japão. Atual campeão mundial indoor da prova, ele venceu a competição japonesa com a marca de 7,99 metros, superando o sul-africano Zack Visser (7,84 metros) e o bermudense Tyrone Smith (7,61 metros). Mas não conseguiu fazer o índice de 8,10 metros para o Mundial de Moscou, em agosto, na Rússia.

"O vento contra estava muito forte. Mesmo assim, completei todos os saltos, fui bem constante nas distâncias. Apesar das condições adversas, gostei muito da prova", afirmou Duda, que volta agora ao Brasil, onde disputará sua próxima competição, o GP de Belém, no dia 12 de maio, quando terá nova chance de conseguir o índice para poder ir ao Mundial.

Além do título de Duda, o atletismo brasileiro conseguiu mais um pódio no Grand Prix de Tóquio. Foi com Mahau Suguimati, que levou a medalha de bronze nos 400 metros com barreiras, ao completar a prova em 49s54. O ouro ficou com o norte-americano Bershawn Jackson, que fez 49s11, enquanto o porto-riquenho Eric Alejandro conseguiu a prata (49s52).

O pódio em Tóquio comprovou o bom momento de Mahau, que já tinha conseguido na última sexta-feira o índice para o Mundial de Moscou, ao vencer os 400 metros com barreiras no Grand Prix de Shizuoka, também no Japão, com a marca de 48s79. "As sessões de treino foram muito boas e, por isso, esperávamos mesmo uma boa abertura de temporada", disse o técnico do brasileiro, Cleberson Yamada.

Com os resultados do fim de semana, no Brasil e no exterior, o atletismo brasileiro já tem 12 atletas com qualificados para a disputa do Mundial: Franciela Krasucki (100m), Ana Cláudia Lemos (100m), Kleberson Davide (800m), Mahau Suguimati (400m com barreiras), Solonei Rocha da Silva (maratona), Paulo Roberto de Almeida Paula (maratona), Keila Costa (salto triplo), Augusto Dutra (salto com vara), Fábio Gomes da Silva (salto com vara), Fabiana Murer (salto com vara), Ronald Julião (lançamento do disco) e Jucilene Sales Lima (lançamento do dardo).

COMENTÁRIOS dos leitores