Federer vence italiano em estreia no Torneio de Basileia

Agência Estadopor Agência Estado seg, 31/10/2011 - 16:56

Roger Federer não decepcionou seus conterrâneos em sua estreia no Torneio da Basileia. Atual campeão, o suíço iniciou a defesa de seu título nesta segunda-feira com uma vitória tranquila sobre o italiano Potito Starace por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/4, em 1h18min.

Federer não competia desde que ajudou a Suíça a vencer a Austrália na repescagem da Copa Davis, na metade de setembro. Seu último torneio individual foi o US Open, quando caiu na semifinal diante do sérvio Novak Djokovic. Os dois poderão se enfrentar novamente na Basileia, em uma eventual final.

No caminho até a decisão, em busca de seu quinto título (2006, 2007, 2008 e 2010), o suíço poderá cruzar com o brasileiro Thomaz Bellucci na segunda rodada. Bellucci vai duelar com o finlandês Jarkko Nieminen nesta terça.

Nesta segunda, Federer e Starace fizeram um primeiro set equilibrado. O italiano chegou a ameaçar o saque do tenista local no 11º game, mas não obteve a quebra. Federer salvou o break point e levou o duelo para o tie-break, onde mostrou superioridade.

Embalado, o suíço se impôs logo no início da parcial seguinte, ao faturar a única quebra do jogo no primeiro game. Sem ser ameaçado, Federer venceu seus games com facilidade e administrou a vantagem até fechar o jogo.

Ainda nesta segunda, o cipriota Marcos Baghdatis derrotou o sérvio Viktor Troicki por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 7/6 (10/8) e 6/2. Mais cedo, o austríaco Jurgen Melzer desistiu de participar do torneio, por conta de uma lesão nas costas. Ele também ficará de fora do Masters 1000 de Paris, na próxima semana.

ESPANHA - O russo Nikolay Davydenko surpreendeu o francês Gilles Simon, quinto cabeça de chave, logo na estreia do Torneio de Valência, ao vencer por 6/4, 4/6 e 6/3. A derrota diminui as chances de Simon brigar por uma das três últimas vagas para a disputa do ATP Finals, que reunirá os oito melhores tenistas da temporada, em Londres, no final de novembro.

Também pela rodada de abertura, o francês Nicolas Mahut derrotou o espanhol Guillermo Garcia-Lopez por 7/6 (7/5) e 6/2, enquanto o italiano Fabio Fognini superou o também espanhol Daniel Gimeno-Traver por 6/4 e 6/3.

COMENTÁRIOS dos leitores