COB conta 104 atletas na Olimpíada e mira novas vagas

Agência Estadopor Agência Estado seg, 31/10/2011 - 13:10

Após a disputa dos Jogos Pan-Americanos de 2011, que contou com uma bela cerimônia de encerramento na noite do último domingo, em Guadalajara, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) contabiliza - e comemora - um total de 104 atletas do País já classificados para a Olimpíada de 2012. Após o grande evento realizado no México, a entidade agora mira a reta final de preparação para os Jogos de Londres e a conquista das últimas vagas do Brasil, que terminou este Pan em terceiro lugar no quadro de medalhas, atrás de Estados Unidos e Cuba.

Do total de 104 atletas brasileiros já classificados para a Olimpíada em 13 diferentes esportes, 26 deles asseguraram vagas neste Pan, o que representou a conquista de 26% das 93 vagas em disputa na competição para os 42 países das Américas.

O COB fez um balanço positivo da participação do Brasil em Guadalajara, se apoiando no fato que o País obteve apenas quatro medalhas de ouro a menos do que no Pan do Rio, em 2007, quando os atletas brasileiros tiveram a vantagem de competir em casa.

Apesar disso, o Brasil desperdiçou boas chances de conquistar vagas olímpicas em alguns esportes em que competiu como um dos principais favoritos ao ouro, como por exemplo no handebol masculino, no hipismo (na prova do adestramento) e na canoagem. Na primeiras destas modalidades, o Brasil caiu diante da Argentina na final e perdeu a chance de assegurar a participação de mais 14 atletas, enquanto outros cinco competidores poderiam ter carimbado passaporte para Londres através do hipismo.

Apesar de amargar alguns fracassos, o COB destacou que essa foi a melhor participação brasileira, fora de casa, em uma edição do Pan. Entre os muitos números que exibiu após o término do evento no México, a entidade ressaltou que 277 dos 515 atletas que foram aos Jogos no México conquistaram medalhas, o que representa um porcentual de 54% do total de competidores brasileiros.

Já os ouros assegurados no vôlei masculino e feminino do Pan não garantiram vagas na Olimpíada de 2012. Elas estarão em jogo neste próximo mês de novembro na disputa da Copa do Mundo, que dará aos três primeiros colocados, no torneio masculino e feminino, um lugar nos Jogos de Londres. Já modalidades como a natação e o atletismo, por exemplo, definirão as suas vagas por meio da obtenção de índices olímpicos.

 

Confira a divisão das 104 vagas já garantidas pelo Brasil para a Olimpíada:

Basquete (24 atletas, sendo 12 no masculino e 12 feminino)

Boxe (3 atletas)

Everton Lopes (-64kg)

Esquiva Falcão (-75kg)

Róbson Conceição (-60kg)

Canoagem (2 atletas)

Erlon Silva e Ronílson Oliveira - C2 1000m

Ciclismo (3 atletas)

Estrada (masculino)

Futebol (36 atletas, 18 no masculino e 18 no feminino)

Ginástica artística (2 atletas)

Arthur Zanetti (argola)

Diego Hypólito (solo)

Handebol (14 atletas no feminino)

Hipismo (10 atletas, das equipes de saltos e CCE)

Natação (5 atletas)

Poliana Okimoto (maratona aquática 10km)

Revezamento 4x100m masculino

Pentatlo moderno (1 atleta)

Yane Marques

Tae kwon do (1 atleta)

Diogo Silva (-68kg)

Tiro esportivo (2 atletas)

Ana Luiza Ferrão Mello (Pistola 25m)

Felipe Fuzaro (fossa olímpica double)

Triatlo (1 atleta)

Reinaldo Colucci garantiu vaga ao Brasil com ouro no Pan de 2011

COMENTÁRIOS dos leitores