Fábio Gomes da Silva vai à final do Mundial de Atletismo

O atleta disputa a decisão do salto com vara, na competição realizada em Daegu, na Coreia do Sul

Agência Estadopor Agência Estado sab, 27/08/2011 - 09:00

O brasileiro Fábio Gomes da Silva está na final do salto com vara no Mundial de Atletismo, que teve início neste sábado (27) em Daegu, na Coreia do Sul. Dono da quinta melhor marca do ano, ele não precisou saltar mais do que 5,65m para se garantir na decisão - outros oito atletas pararam na mesma marca que ele, sem fazerem mais tentativas. Como cinco competidores empataram na 12.ª colocação, a final, que acontece às 7h25 da manhã brasileira de terça-feira (30), terá 16 competidores.

Outro atleta do Brasil que foi bem nesta primeira manhã de disputas em Daegu foi Kleberson Davide. Com o tempo de 1min46s06, ele venceu a quinta bateria classificatória dos 800m e avançou às semifinais da prova. Dono da décima melhor marca do ano, ele volta a correr às 6h18 da manhã de domingo, no horário de Brasília, na terceira e última bateria semifinal.

As eliminatórias dos 800m tiveram outros dois brasileiros, que não avançaram às semifinais. Lutmar Paes foi apenas o quinto colocado na sexta bateria, com 1min48s97, mais de dois segundos acima do sexto e último classificado por tempo. Acabou em 34.º no geral. Fernando da Silva terminou em último na terceira bateria, com 1min51s58, ficando em 38.º entre 44 competidores. O tempo que Fernando atingiu neste sábado foi quase seis segundos acima da melhor marca dele no ano.

No lançamento de disco também não deu para o Brasil. Andressa de Morais atingiu a marca de 57,63m e ficou em 18.º. Só 12 se classificavam para a final. Recordista brasileira, Elisângela Adriano foi ainda pior. Lançou o disco a 56,45m e terminou em 22.º entre 24 competidoras. Se tivesse repetido os 62,00m que lhe deram o recorde brasileiro, há um mês, a veterana estaria com sobras entre as finalistas.

A grande decepção do primeiro dia de disputas em Daegu foi o atual campeão olímpico e mundial (indoor e outdoor) do salto com vara, o australiano Steven Hooker. Ele não conseguiu passar o sarrafo a 5,50m e foi eliminado sem ter registrado marca.

COMENTÁRIOS dos leitores