Garanhuns recebe a 2ª edição da mostra ‘Curta Vídeo Com Verba Curta’
A programação conta com a estreia de cinco obras financiadas pelo projeto
março 17, 2025 - 10:00 am

Margem do Sertão – Foto: Camila Rodrigues
Na sexta-feira (21), a cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, receberá a 2ª edição da mostra “Curta Vídeo Com Verba Curta”. A programação conta com a estreia de cinco obras financiadas pelo projeto e vídeos selecionados no concurso estudantil.
Serão realizadas três sessões no Cine Jardim, localizado no Centro Cultural Sesc Garanhuns. Às 10h e 14h, estudantes de escolas públicas acompanham o projeto e também haverá a premiação do concurso estudantil. Já às 19h, será a “Noite de Premiere”, com a presença dos criadores para as estreias.
“Esses vídeos trazem como proposta conectar o audiovisual a uma outra linguagem artística. E todos contam com acessibilidade através da janela de Libras e audiodescrição”, explicou o coordenador do projeto Rafael Sisant.
Por fim, vale ressaltar que a entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão direcionados para o banco de alimentos do Sesc Garanhuns.
Conheça as obras:
O vídeo-arte “Cantos Que Nos Guiam No Escuro” da artista Cecília Goey traz o samba de coco do Quilombo Castainho. Já a animação “A Presença Constante” de Letícia Santiago aborda uma história sensível de dor. No videopoema “Poeta Não Tem Beira” de Rafaela Barros, oito mulheres agrestinas recitam suas escritas. E a ficção “Cidade em Cinzas” de Nivaldo Carvalho tece uma crítica ao descaso com o meio ambiente. A videodança “Margem do Sertão” de Fernando Pereira apresenta um corpo que dança na caatinga e à beira do Rio São Francisco.
Concurso estudantil
Esse ano, o projeto “Vídeo Com Verba Curta” trouxe o concurso para vídeos de estudantes de escolas públicas do interior do estado como novidade. Foram selecionadas seis propostas que serão exibidas, sendo quatro de Garanhuns, uma de Santa Maria da Boa Vista (PE) e uma de Petrolina. Trazendo como tema “releituras de obras literárias brasileiras”, serão premiadas duas obras com R$ 500,00.
Realizado pelo núcleo de pesquisas artísticas Confraria 27, este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

*Da assessoria