Documentário Sítio Mandacaru: Reduto da Vida Selvagem estreia no YouTube
Curta é produzido com o apoio da Lei Paulo Gustavo
novembro 1, 2024 - 4:33 pm
O filme já conquistou reconhecimento em festivais internacionais de destaque. Foto: Divulgação
A partir desta sexta (1º) o documentário-animal “Sítio Mandacaru: Reduto da Vida Selvagem” estará disponível gratuitamente no canal do YouTube “Mandacaru da Caatinga”, criado pelo biólogo e cineasta Cassio José, que também assina a direção e o roteiro da obra. Produzido e distribuído pelo premiado jornalista e realizador audiovisual Jefferson Sousa, o filme já conquistou reconhecimento em festivais internacionais de destaque.
A estreia mundial aconteceu no VIANATUR Environmental Film Festival, realizado na Casa de Cultura de Viana de Cega, em Valladolid, na Espanha, nos dias 3 e 4 de outubro de 2024. Este renomado festival ambiental recebeu “Sítio Mandacaru” como uma das obras selecionadas, atraindo o olhar de especialistas em meio ambiente e cinema. Logo em seguida, o documentário foi exibido no Científica Series & Película del Perú, um evento acadêmico promovido pela Universidad Científica del Sur, entre 22 e 24 de outubro, na província de Lima.
O documentário, que também tem roteiro de Cícero Audo, é um retrato vívido e sensível da biodiversidade da Caatinga. Situado em Itapetim, no sertão do Pajeú, “Sítio Mandacaru” leva o espectador a um refúgio seguro para cobras, felinos, roedores e pássaros nativos, destacando a importância da preservação ambiental e cultural. Narrado por Cassio José, o filme oferece uma experiência imersiva e educativa sobre as riquezas naturais do bioma nordestino.
A obra foi apresentada ao público local em uma pré-estreia realizada em 30 de outubro na EREM Teresa Torres, Itapetim-PE, ao lado de outros filmes dirigidos por Jefferson Sousa, como “A Torre de Itapetim” e “Contos Infantis: Itapetim” Com uma distribuição gratuita e acessível, Jefferson Sousa mantém seu compromisso com a democratização do cinema regional, buscando valorizar e popularizar as produções artísticas de Pernambuco e do Brasil.
Produzido com o apoio da Lei Paulo Gustavo, através do Edital Joãozinho Fotógrafo, “Sítio Mandacaru: Reduto da Vida Selvagem” é indicado para todas as idades e conta com legendas descritivas para promover acessibilidade.
Ficha técnica Sítio Mandacaru
– Direção e Roteiro: Cassio José
– Produção e Distribuição: Jefferson Sousa
– Co-roteiro: Cícero Audo
– Duração: 14 minutos e 59 segundos
– Classificação: Livre