Oficina sobre teatros negros e cena contemporânea preta está com inscrições abertas
Aulas acontecerão de 16 de setembro a 4 de outubro
setembro 10, 2024 - 6:19 pm
Lorenna Rocha, ministrante da oficina. Foto: Divulgação
A oficina Saberes Espiralares – sobre teatros negros e a cena contemporânea preta está com inscrições abertas. Gratuita, a atividade tem como objetivo promover estudos e pesquisas a respeito das histórias e estéticas do teatro negro no Brasil. De acordo com os organizadores da oficina, Lorenna Rocha ficou responsável pelas aulas.
Os encontros on-line acontecerão de 16 de setembro a 4 de outubro, sempre das 19h às 22h. O projeto será realizado de segunda a sexta-feira, com uma carga de 45 horas. As aulas, sobretudo, têm como foco artistas, pesquisadores e estudantes, além de pessoas que estejam interessadas em aprender assuntos relacionados aos teatros no país.
“Acredito que fazer um curso como esse é alimentar formas de sensibilidades expansivas, que levem em conta o manancial estético, político e histórico que artistas negros e negras criaram e reinventaram em nosso país”, afirmou Lorenna.
Segundo a ministrante, “espaços formativos são momentos de encontro, de troca”. O curso terá três módulos, abordando a história dos teatros negros até as produções contemporâneas. Conforme a organização, cada módulo contará com a participação de artistas. Raquel Franco (23/09), Íris Campos (24/09), Iara Izidoro (25/09), Nana Sodré (26/09) e Guilherme Diniz (27/09) foram escolhidos para compartilhar suas experiências.
“O curso tem uma base introdutória, mas que vai se aprofundando nos temas no decorrer dos encontros. Sou uma facilitadora, estarei estimulando a autonomia dos participantes, para que eles possam, durante e após o curso, encontrar seus próprios caminhos para os estudos de teatro e performance negra”, pontuou Lorenna Rocha. As inscrições da oficina estão abertas até o dia 13, próxima sexta-feira.