Ziraldo é homenageado no Festival de Ópera de Pernambuco
Obra baseada em O Menino Maluquinho foi escrita pelo maestro Wendell Kettle
agosto 15, 2024 - 1:55 pm
Ziraldo é homenageado no Festival de Ópera de Pernambuco. Foto: João Fernando Bonfim
O cartunista Ziraldo encantou crianças e adultos durante décadas. Querido por muita gente, o desenhista vai ter seu legado aclamado na 5ª edição do Festival de Ópera de Pernambuco (FOPE). O maestro Wendell Kettle transformou a história de O Menino Maluquinho em uma obra que promete emocionar. “Eu tive a ideia de escrever essa ópera já há muito tempo”, disse o músico.
“Eu queria muito poder fazer uma ópera cantada por crianças e o incentivo foi quando participei do projeto Música na Escola, durante minha graduação no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob a orientação da professora Marisa Fonterrada. Depois aprimorei minhas ideias sobre óperas infanto-juvenis enquanto estive no doutorado, na Rússia. Eles têm esse tipo de atividade lá, que é uma coisa fabulosa, fantástica, sobre histórias e folclores locais”, afirmou em seguida.
Segundo o maestro, Ziraldo, antes de falecer, deu sua bênção e permissão para que a ideia fosse adiante: “Estou muito satisfeito com o processo, as crianças estão muito empenhadas, o resultado tem sido excelente! Tenho certeza que vai ser um espetáculo que vai sensibilizar e emocionar a todos que puderem vir aí nos assistir”.
Além disso, Wendell Kettle ressaltou que a mensagem da ópera irá impactar o público. Projeto tocado com o apoio do Funcultura, o Festival de Ópera de Pernambuco acontece nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Teatro de Santa Isabel. As entradas (R$ 40) estão disponíveis na bilheteria do espaço cultural.