Pátio de São Pedro receberá primeira exposição em realidade aumentada

O evento contará com oficina de grafite ministrada pelo artista visual Adelson Boris nos dias 25 e 26 de abril

Pátio de São Pedro receberá primeira exposição em realidade aumentada

Exposição em realidade aumentada no Pátio de São Pedro. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (25), às 18h, será realizada a abertura da EXPO Colorindo no Pátio de São Pedro, localizado na área central do Recife. O momento contará com apresentações do Som da Rural, Batalha da Escadaria e Okado do Canal. A entrada é gratuita.

Com duração até 31 de maio, a mostra representa a primeira exposição de arte em realidade aumentada realizada em espaço público na capital pernambucana. A iniciativa é da Secretaria Executiva de Inovação Urbana em cooperação internacional com a cidade de Nantes, na França.

Na EXPO Colorindo, os visitantes poderão apreciar cerca de 70 obras autorais de grafiteiros e grafiteiras da região com a trilha sonora “Pretos no Topo,” da banda Barbarize. Cada trabalho exposto terá um texto descritivo com a biografia dos artistas nos idiomas português, francês e inglês.

Para acessar a exposição, é necessário baixar o aplicativo FANarZONE. Através da ferramenta, será possível apontar a câmera do celular para visualizar a exposição.

Oficina

Além disso, também haverá dois dias de oficina de grafite no Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, no Pátio de São Pedro, ministrada pelo artista visual Adelson Boris. As aulas serão realizadas na quinta-feira (25), das 10h às 17h, e na sexta-feira (26), das 9h às 16h.

Os participantes terão módulos teóricos e práticos, e, por fim, farão uma pintura coletiva de um mural com temática afro. A formação é destinada para jovens a partir de 15 anos, conforme o Programa Colorindo o Recife. Para participar, basta fazer a inscrição neste link.

O projeto é uma parceria entre o Gabinete da Vice-Prefeita e a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, com a cidade de Nantes, a Secretaria de Cultura, a Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Programa Recentro, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a ARIES, o Instituto Pelópidas da Silveira, a Emlurb, o Porto Digital, a Unicap, a Tintas Coral e a Cimento Forte.