Ana Maria Braga fala sobre o câncer por causa do vírus HPV

Essa não foi a primeira vez que a apresentadora travou uma batalha contra um câncer.

Ana Maria Braga fala sobre o câncer por causa do vírus HPV

Foto: Reprodução/Globo

Em uma reportagem sobre vacinação contra o HPV, a apresentadora Ana Maria Braga, 75 anos, falou com detalhes sobre sua luta contra o câncer por causa do vírus. A declaração foi concedida ao Fantástico, nesse domingo (31).

No comando do programa Mais Você, Ana revelou como foi o diagnóstico e convivência com o câncer causado pelo HPV, em 2001. “Quando eu consegui descobrir o que eu tinha, ele já estava adiantado. E aí eu tinha uma chance mínima de sobrevivência. Então, é muito assustador”, afirmou.

Na época, a apresentadora disse que não tinha informações sobre o vírus. E também destacou: “Você não tem que se sentir culpado”. O papilomavírus humano, comumente conhecido como HPV, trata-se de uma infecção sexualmente transmissível e pode ser prevenido por meio de vacinação. “Já imaginou alguém com câncer e você fala ‘se eu soubesse que tinha uma vacina'”, ressaltou em entrevista.

Ela também aconselhou outras mulheres sobre a forma de lidar com a doença. “Você não tem culpa. Porque você é uma mulher sexualmente ativa. Você é mãe, não tem como ser mãe sem ser sexualmente ativa. Eu acho que a sexualidade tem que ser encarada da forma que ela é. É uma coisa natural, feita da natureza, senão a gente não estaria aqui”, enfatizou.

Ana Maria Braga tratou a doença com sessões de quimioterapia e se curou. Mas, ela detectou e passou pela luta contra o câncer outras vezes: de pele, em 1991, e no pulmão, em 2015 e 2020.