Morre Louis Gossett Jr., vencedor do Oscar em 1983

Ator americano tinha 87 anos de idade

Morre Louis Gossett Jr., vencedor do Oscar em 1983

O ator americano Louis Gossett Jr. morreu aos 87 anos. Foto: Charley Gallay / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Louis Gossett Jr., o primeiro negro dos Estados Unidos a ganhar um Oscar de melhor ator coadjuvante, morreu aos 87 anos, informaram meios de comunicação locais nesta sexta-feira (29).

Gossett morreu na quinta-feira pela noite em Los Angeles de causas não especificadas, segundo sua família, citada por meios americanos como a emissora CBS. Seus representantes foram contactados, mas não responderam de imediato.

Em 1983, Gossett Jr. ganhou um Oscar por sua interpretação de um sargento instrutor no longa “A Força do Destino”, trabalho que também lhe rendeu um Globo de Ouro.

Com uma carreira prolífica, o ator trabalhou em mais de 60 filmes, e foi o terceiro ator negro, depois de Hattie McDaniel e Sidney Poitier, a ganhar um Oscar. Também cultivou uma imagem de durão ao atuar em filmes de ação, como a saga “Águias de Aço” (1986).

Além disso, participou de muitas séries de televisão, entre elas “Raízes”, cujo episódio final, em 1977, foi visto por mais de 100 milhões de espectadores, e foi indicado seis vezes ao Emmy, o prêmio de maior prestígio da TV americana.

Nova-iorquino de origem, anunciou em 2010 que sofria de câncer de próstata.

Em seu livro de memórias, “Actor and Gentleman”, relatou seu começo difícil como um ator negro, como sua primeira viagem a Los Angeles na década de 1960, quando foi detido quatro vezes pela polícia.

Divorciado de sua terceira esposa em 1992, vivia em Malibu, Califórnia. Era pai de dois filhos.