Pitombeira emociona Olinda em 77° desfile de Carnaval

Com a repetição do tema “Horóscopo”, agremiação homenageia desfile de 1974

Pitombeira emociona Olinda em 77° desfile de Carnaval

Saída da Pitombeiras dos Quatro Cantos FOTO: Júlio Gomes/LeiaJá

Na manhã desta segunda-feira (12), a tradicional Pitombeira dos Quatro Cantos arrastou uma multidão pelo Sítio Histórico de Olinda, partindo de sua sede, na rua 27 de janeiro. No Carnaval deste ano, a agremiação homenageia o desfile de 1974, repetindo o tema “Horóscopo”.

Presidente da Pitombeira, Hermes Neto lembra que, neste ano, o 77° desfile da agremiação é sua primeira exibição no carnaval como Patrimônio Vivo de Pernambuco. O título foi concedido pelo Governo do Estado em 2023.

“A Pitombeira tem uma importância enorme para o Carnaval de Pernambuco, porque várias agremiações nasceram daqui. Neste ano, estamos homenageando um desfile realizado há 50 anos atrás, o que foi motivo de emoção pra muitos daqueles desfilantes que ainda estão vivos”, celebra Hermes Neto.

De acordo com o presidente, manter a estrutura tradicional do desfile tem sido um desafio. “Antigamente, os desfilantes eram filhos e netos dos diretores. Hoje em dia, a gente tem dificuldade de convencer os jovens a participar do desfile, porque eles querem brincar o carnaval”, explica.

Brilho e paixão

Desfilante da Pitombeira há 17 anos, Robson Alexandre se apresenta com uma indumentária de 30 kg pelas ruas de Olinda. “A gente bebe muita água, já está acostumado. Foram três meses para confeccionar essas peças. A emoção é muito grande”, afirma.