Em 2024, o Galo Gigante traz mensagem de paz e inclusão

O projeto Galo Gigante da Paz foi revelado nesta sexta-feira

Em 2024, o Galo Gigante traz mensagem de paz e inclusão

O projeto do Galo da Madrugada, maior símbolo do Carnaval do Recife, foi divulgado na manhã desta sexta-feira (26). A escultura, mais uma vez, é assinada pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega. Com predominância da cor branca, o ‘Galo Gigante da Paz’ dará também destaque as cores dos cinco continentes: amarelo (Ásia), preto (África), vermelho, (América), azul (Europa) e verde (Oceania).

A escultura do Galo Gigante terá 28 metros de altura e reforça o compromisso com a sustentabilidade ao utilizar materiais e resíduos tecnológicos, como CDs e DVDs, para compor o projeto. Além da evocação pela paz, a estrutura faz alusão, com tons branco e prata na crista pela primeira vez, a inclusão da pessoa idosa. Em entrevista aoLeiaJá, o presidente da agremiação, Rômulo Meneses, exaltou o trabalho de Leopoldo Nóbrega. “O Leopoldo, como sempre, usou a criatividade fora de série e está vestindo o Galo muito bonito, um Galo da paz. Trazendo uma roupagem, um colorido muito bonito. Os foliões vão adorar esse Galo”.

À reportagem, o artista plástico Leopoldo Nóbrega falou sobre a mensagem do Galo Gigante. “Nada melhor do que abrir o Carnaval falando de paz, de inclusão, de harmonia, arte, sustentabilidade, respeito aos povos originários, respeito a nossa terceira idade, aos ancestrais, à artesania, que é tão característico também da nossa cultura, da nossa tradição”. De acordo com o Nóbrega, mais de 90% do material utilizado na confecção da estrutura do Galo Gigante da Pazé “menos impactante ao meio ambiente. São tintas a base de água, cores que são especiais (…) a gente aproveita partes coloridas e soma com outras experiências e caminhos que a gente vai fazendo de forma artesanal, que realmente soma com o que o Galo pensa, que é trazer uma mensagem integrada da economia criativa, mas também com a potência de inovar processo e entrega”.

AoLeiaJá, o Secretário de Cultura da cidade do Recife, Ricardo Mello, destacou a expectativa para o Carnaval 2024 e Galo Gigante. “A gente sempre vem com uma expectativa muito positiva para o Carnaval e as prévias que começaram a acontecer no Recife já abriram o caminho para, de fato, uma grande celebração. Hoje, a gente tem mais um marco quando traz um Galo, que além de muita beleza, traz uma mensagem importante, não só importante para nós e para o Carnaval, mas para o mundo todo. Então, como gigante que é, ele traz uma mensagem de paz, de esperança e a gente espera ver isso absorvido, abraçado pelas pessoas, vivido no Carnaval e todo o ano”.