Vietnã proíbe filme da Barbie por mapa do mar da China

O filme sobre a boneca da Mattel, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, estava programado para estrear em 21 de julho no Vietnã

O Vietnã proibiu a exibição nos cinemas do filme “Barbie” porque a produção exibe um mapa que atribui uma zona marítima disputada à China, informou a imprensa estatal nesta segunda-feira (3).

O filme sobre a boneca da Mattel, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, estava programado para estrear em 21 de julho no Vietnã.

Mas a produção foi proibida porque há cenas que mostram em um mapa a chamada “linha de nove pontos”, que representa as reivindicações marítimas da China em um mapa, rejeitadas pelo Vietnã.

“O Conselho Nacional para Avaliação e Classificação Cinematográfica assistiu o filme e tomou a decisão de proibir sua exibição no Vietnã devido à violação da ‘linha de nove pontos'”, disse Vi Kien Thanh, diretor do Departamento de Cinema do Vietnã, ao portal de notícias Dan Tri.

Não é a primeira vez que essa disputa leva à proibição de filmes no Vietnã, um país comunista que usa a censura.

Em 2022, o filme “Uncharted: Fora do Mapa”, estrelado pelo ator Tom Holland, foi banido dos cinemas pelo mesmo motivo.

Na comédia romântica de 2018 “Podres de Ricos”, uma cena que mostra uma bolsa de grife com um mapa atribuindo a Pequim as ilhas disputadas no mar da China Meridional foi removida no Vietnã.

O mar da China Meridional, território rico em reservas de petróleo e gás, é alvo de disputas territoriais entre diversos países da região.