Residência artística une frevo e tecnologia no Recife

Evento será realizado neste final de semana

Residência artística une frevo e tecnologia no Recife

Um designer, um músico, uma musicista e dois dançarinos passaram as últimas três semanas imersos no Paço do Frevo experimentando novas possibilidades de unir tecnologia e Frevo. Neste sábado (26), às 16h, eles vão apresentar ao público o resultado dessa residência artística com o instrumento eletrônico Giromin, capaz de fazer música através da dança por meio de sensores de movimento.

O projeto é vencedor do edital Funcultura Música, e o Paço foi escolhido por ser o centro de referência em salvaguarda em que o Frevo pulsa desde as expressões mais tradicionais às linguagens mais contemporâneas.

Baseado nos pilares tecnologia, música e dança e elegendo o Frevo como caminho, o designer e doutorando em design pela UFPE João Tragtenberg convidou nomes de peso do cenário artístico local para experimentarem novas possibilidades com o Giromin. São eles: o músico Henrique Albino, a musicista Aishá Lourenço e os dançarinos Wilson Aguiar e Orun Santana.

O evento de sábado, com 40 minutos de duração, vai mostrar o resultado da Residência Artística: Giromin, da investigação para o desenvolvimento desse artefato, seu aprimoramento e a fase de experimentação feita pelos artistas. O frevo foi escolhido para esses experimentos pela conexão forte que carrega entre música e dança.

O Giromim é uma tecnologia que dá um acesso mais direto ao dançarino para que ele mesmo faça a música através da sua dança, potencializando esse processo de criação musical do passista, ao mesmo tempo em que expande o movimento corporal, pois, para criar a música através do artefato, é preciso que o dançarino de mova mais para cá ou para lá.

João pesquisa formas de criar novos instrumentos musicais digitais enraizados na cultura pernambucana para produzir e modular sons a partir do movimento. Assim nasceu o Batebit Artesania Digital, que investe na tecnologia como uma plataforma de experimentação e expressão artística.

Da assessoria