Paço do Frevo sedia Encontro de Cultura e Capoeira

Evento será realizado neste final de semana

Paço do Frevo sedia Encontro de Cultura e Capoeira

Neste sábado (12), como parte da programação do Mês da Consciência Negra, o Paço do Frevo sedia o Encontro Nacional de Cultura e Capoeira. O evento vai reunir, a partir das 14h, praticantes, professores e mestres de vários estados do país, com a presença de alunos do Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil, que faz um trabalho social em diversas comunidades do Recife e da Região Metropolitana, com destaque para a Comunidade do Pilar, vizinha ao museu. 

No encontro, cerca de 30 crianças terão a oportunidade de passar pelo ritual de iniciação, o chamado ‘batizado’. Também haverá entrega de cordas e apresentações de capoeira e Frevo. A maioria dos pequenos é do Pilar, onde o mestre João Fábio Accioly, o Professor Cabecinha, que iniciou os trabalhos na capoeira ainda na década de 1990, toca o projeto social Ninho do Papagaio, que já transformou a vida de várias famílias. O público interessado pode assistir ao encontro, a entrada é o ingresso do Paço (R$ 10 inteira e R$ 5 meia).

O Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil tem sede em Brasília, foi fundado em 1980 e conta com representantes de vários estados e países do exterior. O grupo tem como objetivos propiciar a divulgação, o estudo e a prática de atividades culturais e esportivas, além de promover socialização, integração social e cidadania através da inclusão de pessoas de diversos níveis sociais, atuando em escolas, faculdades, clubes e comunidades. As atividades no Recife são coordenadas pelo professor de educação física e mestre de capoeira Ruy Bandeira, o Mestre Papagaio.

Da assessoria