Grupo mistura linguagens em espetáculo teatral
Circo, rap e musicalidade percussiva atravessam nova montagem do Zecas Coletivo de Teatro, que se apresenta em Belém e no Marajó

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, o grupo de teatro paraense Zecas Coletivo de Teatro estreia novo trabalho chamado "O fantástico mundo de Talco". O espetáculo, contemplado pelo Prêmio preamar de Arte e Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA), será apresentado em Belém, às 19 horas, no Teatro Waldemar Henrique.
Inspirada em uma história real, a montagem narra a vida de Talco: um menino negro da periferia de Belém, muito ligado à mãe e que nunca conheceu o pai. Ele vive à sombra da fome, da miséria e da negação de oportunidades. Após ter seu primeiro contato com a arte circense, a fantasia e a ludicidade que lhe foram negadas durante a infância entram em seu mundo, enchendo-o de cores e de vida. Até que, aos poucos, sua condição social nega a Talco a possibilidade de viver sua infância e de viver a vida que sonha para si e para quem o acompanha.
O espetáculo põe em cena as linguagens artísticas do circo, do rap e da musicalidade percussiva em meio a uma estética resultante da reciclagem de materiais descartados, como maneira de retratar a precariedade da vida das personagens, apontando o poder da arte de recriar a realidade por meio da fantasia. São três temáticas principais: a infância e o racismo na periferia, o poder de transformação da arte e o contraste entre a miséria e a fantasia, a partir do contato do personagem principal com a arte circense.
"O fantástico mundo de Talco" também será apresentado nos dias 3 e 4 de março, em Soure, no Marajó, sempre às 19 horas. Os ingressos poderão ser adquiridos antecipadamente com a equipe criativa do espetáculo e nos dias das apresentações.
Serviço
"O fantástico mundo de Talco".
Dias 23 e 24 de fevereiro (quarta e quinta-feiras).
Horário: às 19h.
Ingressos: $ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia-entrada e antecipados).
No Teatro Experimental Waldemar Henrique (Praça da República).
Classificação indicativa: 14 anos.
FICHA TÉCNICA:
Elenco:
Criolinho
Felipe Cordeiro
Lucas Corrêa
Miller Alcântara
Vanessa Lisboa
Victor Menezes
Direção: Assucena Pereira
Produção: Brenda Lima, Lucas Corrêa, Miller Alcântara e Victória Souza
Designer Gráfico: Victor Menezes
Elaboração de Projeto: Paulo César JR
Assessoria de imprensa: Lucas Corrêa
Social Midia: Brenda Lima, Lucas Corrêa e Miller Alcântara
Iluminação: Bolyvar Melo
Figurino: Nanan Falcão
Cenografia: Claudio Bastos
Fotografia: Daniel Clemente
Oficineiros: Antônio do Rosário, Rafael Barros e MC Super Shock
Por Lucas Corrêa, da assessoria do espetáculo.