Recifest abre inscrição de curtas para mostra competitiva

Festival será realizado com atividades on-line e presenciais

sex, 10/06/2022 - 19:03
Divulgação Recifest abre inscrição de curtas para mostra competitiva Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest), um dos mais importantes do segmento no Brasil. Este ano, serão admitidos filmes com temática LGBTQIA+ e/ou obras realizadas por pessoas que se identificam como pertencentes à comunidade, com qualquer temática.

Os filmes devem ser curta-metragem, com duração máxima de 25 minutos, e data de lançamento a partir de janeiro de 2020. As produções já exibidas nas edições anteriores do festival não serão considerados. As inscrições, que são gratuitas, ficam abertas até o dia 10 de julho e devem ser feitas exclusivamente de forma on-line. As dúvidas devem ser feitas por meio do e-mail do festival.

A 9ª edição do festival será realizada entre os dias 21 de setembro e 7 dea8 outubro, nas cidades do Recife, Bezerros e Itamaracá, com atividades online e presenciais. As mostras competitivas do festival acontecem entre 3 e 7 de outubro, no Cineteatro do Parque e no Cinema da Fundação, em formato presencial, respeitando os protocolos de segurança vigentes.

Como de costume, nas mostras competitivas, os filmes selecionados concorrerão ao prêmio de Melhor Filme em duas categorias. A primeira leva em consideração os filmes pernambucanos, realizados por produtoras sediadas no estado e/ou por diretor/a/e (es/as) domiciliado/a/e (s) em Pernambuco.

A segunda categoria, de filme nacional, leva em consideração as obras realizadas em todo o território brasileiro, incluindo Pernambuco. Os vencedores serão escolhidos por um júri oficial, formado por especialistas em cinematografia e/ou artes, recebendo o troféu Rutílio de Oliveira e uma premiação no valor de mil reais.

O público do Recifest também poderá votar de forma online, com cadastramento prévio, e escolher o melhor filme pernambucano e o melhor filme nacional. Os vencedores da votação popular levam troféus Rutílio de Oliveira.

O júri oficial ainda concederá troféus para os vencedores das seguintes categorias: Melhor Direção em Curta Metragem; Melhor Roteiro/Argumento em Curta Metragem; Melhor Interpretação em Curta Metragem; Melhor Direção de Arte; Melhor Montagem; Melhor Trilha/Direção Musical e Melhor Direção de Fotografia. O Recifest é uma realização da Casa de Cinema de Olinda e Olinda Produções, com o incentivo do Funcultura PE.

Sobre o processo seletivo

Todos os filmes inscritos serão avaliados por uma comissão curatorial que levará em conta critérios técnicos, artísticos e éticos. O resultado da seleção dos filmes que serão exibidos nas mostras competitivas será anunciado até o dia 1º de agosto.

Os responsáveis pela inscrição de cada um dos filmes selecionados receberão o valor de R$ 100 pelo direito de exibição das obras no festival. Vale ressaltar que os filmes inscritos para a seleção devem assegurar que possuem os direitos de exibição de imagens, sons e de execução de trilha sonora contida na obra, para fins de exibição em festival e exibições públicas sem fins lucrativos.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores