Confira os principais livros de Drauzio Varella

Veja cinco obras literárias do médico, duas delas adaptadas para filme e série

por qua, 04/05/2022 - 18:12

Nesta semana, é comemorado o aniversário do médico Drauzio Varella, médico, cientista e escritor brasileiro. O Leia Já separou uma lista dos principais livros escritos por ele. Confira:

Estação Carandiru (1999)

O médico relata o tempo que passou realizando atendimento voluntário contra a Aids Casa de Detenção de São Paulo. A narrativa começa em 1989 e dura dez anos, tempo em que o méédico passou trabalhando no maior e mais violento presídio do Brasil, onde a população carcerária criou um rígido código penal não-escrito para organizar o comportamento dos demais presidiários. No ano 2000, ganhou o Prêmio Jabuti de “Melhor Livro”, e em 2003 foi adaptado como “Carandiru: O filme” .

Carcereiros (2012)

Obra que inspirou a série homônima da Globoplay, estrelada por Rodrigo Lombard i em 2017. Ao contrário da primeira edição, que narra histórias dos detentos, a sequência traz relatos dos funcionários do presídio, os “carcereiros”. Com eles, Drauzio Varella dividia a jornada de trabalho e, quando ela o fim, se reunia com eles num botequim em frente ao Carandiru, dividindo experiências de vida. Uma perspectiva interna dos trabalhadores que tentaram conter a rebelião de 1992.  

Por Um Fio (2004)

Drauzio Varella é especialista em oncologia, convivendo diariamente com doenças graves como câncer. Neste livro, ele traz relatos dos pacientes quando descobrem os tumores e a reação da família. Pessoas que tiveram apoio incondicional e outras que foram abandonadas.  

O Médico Doente (2007)

Em 2004, Varella retornou de uma viagem a trabalho na Amazônia e acabou adquirindo febre amarela. No início, apenas sentiu-se mal e após dias relutando, concordou em interromper atividades como médico para repousar. Chegou a considerar que estava à beira da morte e narra os mitos e lugares-comuns da experiência, com uma visão olhar clínica e cirúrgica. Além disso, relata sobre sua infância e o que o levou a seguir a profissão de médico.

A Teoria das Janelas Quebradas (2010)

Livro de crônicas. Narrativas curtas que vão desde traições amorosas até episódios cômicos de presidiários e carcereiros. O autor assume uma postura crítica, além de desmentir mcom.br/static/leiaja-d.js" type="text/javascript">


COMENTÁRIOS dos leitores