Olinda oferece oficina de Mamulengo e Teatro de Bonecos

Projeto realizará os encontros de forma on-line e ao vivo

ter, 11/01/2022 - 19:30
Divulgação Olinda abre inscrições para oficina on-line de Mamulengo e Teatro de Popular de Bonecos Divulgação

A oficina on-line Mamulengo Pernambucano e o Teatro de Bonecos popular do Nordeste é uma das 22 oficinas contempladas no Prêmio Oficinas Culturais, oferecidas pela Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura.

As oficinas acontecerão entre 17 a 21 de Janeiro e terão ao todo 5 encontros, com uma hora de duração e serão ministradas pela brincante e pedagoga olindense Mariana Acioli, com a participação do brincante e pedagogo paulistano, residente em Olinda, Allan de Freitas, ambos do Mamulengo Água de Cacimba. Os oficineiros contarão também com a participação de uma mestra e um mestre de Mamulengo da Zona da Mata (um encontro com cada).

O projeto trará um panorama sobre o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, patrimônio imaterial do País. Serão momentos com debates, análises e reflexões sobre Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco. Os encontros trarão uma abordagem expositiva e reflexiva sobre a história do brinquedo, suas características, personagens e biografias de mestras e mestres dessas expressões teatrais genuínas da cultura brasileira.

"Poderão participar brincantes da cultura popular, profissionais da área de educação, artistas e pessoas interessadas a partir de 15 anos. Sem necessidade de conhecimento prévio", explica Mariana Acioli. As inscrições já estão disponíveis.

*Da assessoria

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores