Luiz Joaquim é o novo programador do Cinema São Luiz

Jornalista foi escolhido pela Fundarpe para assumir o cargo no espaço

por Paulo Uchôa seg, 10/01/2022 - 17:02
Divulgação/Osmário Marques Luiz Joaquim é o novo programador do Cinema São Luiz Divulgação/Osmário Marques

O jornalista Luiz Joaquim é o novo programador do Cinema São Luiz. O nome do professor e crítico cenográfico foi escolhido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) para assumir o cargo no espaço. Luiz recebeu a incumbência de ser o responsável pela escolha dos filmes a serem exibidos na sala de cinema, localizado na Rua da Aurora, área central do Recife.

"O tamanho da responsabilidade é proporcional a minha alegria em assumir essa nova função num dos templos não só do cinema nacional, como da arte brasileira. Vai ser algo ainda mais desafiador essa minha chegada aqui no São Luiz justamente quando o cinema completa 70 anos", declarou Luiz Joaquim, que também é professor.

De acordo com Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, a decisão de escolher Luiz para a missão se deu por conta da entrega dele no setor cultural: "Foi algo natural pensar num nome como o dele, que tem muitos anos acumulados no Cinema da Fundação e tem o respeito da classe aqui em Pernambuco e no Brasil. Ficamos muito felizes por ele ter aceitado o convite". Luiz Joaquim será apresentado à equipe do São Luiz ainda nesta segunda-feira (10).

Com passagem pelo Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Luiz Joaquim também vai assumir a gestão do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (Mispe), que tem o seu acervo concentrado na Casa da Cultura. Desde 2006, ele integra o corpo docente da pós-graduação Estudos Cinematográficos na Universidade Católica de Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores