Livro sobre a Galeria Janete Costa será lançado no Recife

Obra escrita por Mariana Ratts aborda as memórias das ações educativas realizadas no equipamento durante a primeira década de funcionamento

qua, 13/10/2021 - 19:26
Divulgação Livro 'Investigações do percurso do educativo da Galeria Janete Costa' foi escrito por Mariana Ratts Divulgação

Neste sábado (16), às 16h, a Galeria Janete Costa recebe o lançamento do livro Investigações do percurso do educativo da Galeria Janete Costa, escrito por Mariana Ratts e contemplado pelo financiamento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE). O evento é gratuito e aberto ao público. 

No ano em que a Galeria Janete Costa completa uma década em funcionamento, a obra, que será disponibilizada em formato digital (Ebook), aborda as memórias das ações educativas realizadas na instituição, além de analisar suas diretrizes e orientações. A publicação tem o selo da Editora Cubzac e produção executiva da Equinócio Criações.

O ebook apresenta entrevistas com os coordenadores e diretores da Galeria, pessoas responsáveis por fomentar o debate das exposições a partir do educativo. Ademais, os leitores poderão usufruir de uma linha do tempo das ações realizadas no equipamento, ou seja, uma ferramenta de pesquisa capaz de localizar os eventos realizados anualmente na instituição. O material tem ainda uma seleção especial de imagens.

Além de Mariana Ratts, estarão presentes também a arte-educadora Luana Rito, assistente de pesquisa da obra, e Renato Valle, artista que dará um relato sobre as ações educativas promovidas por sua exposição, realizada em 2017 na GJC. Na ocasião, também será lançado o site do projeto, onde o público poderá fazer o download gratuito da publicação.

Sobre Mariana Ratts - Mariana Ratts é pesquisadora, tem realizado projetos e pesquisas no campo de artes visuais, patrimônio e arte-educação, resultando em publicações, exposições, seminários e produtos afins. Foi coordenadora de Ações Educativas da Galeria Janete Costa nos anos de 2016 e 2017, quando estruturou a pesquisa e desenvolveu nos anos de 2019 a 2021.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores