Psicóloga lança livro ‘Lições de Vida de Mãe para Filha’

Segundo autora, a obra é destinada para a "criança ferida " do leitor

por Alfredo Carvalho ter, 21/09/2021 - 21:37
Divulgação A psicóloga Alessandra Cieri Divulgação

A psicóloga clínica, mestre em distúrbios do desenvolvimento e presidente da Associação Nós do Bem, Alessandra Cieri lançou o livro “Lições de Vida de Mãe para Filha”, que visa debater a importância de possuir laços parentais saudáveis, receber carinho, além de apresentar as lições de vida de uma mãe.

Para a psicóloga, “Lições de Vida de Mãe para Filha” é voltado para a "criança ferida do leitor", que segundo o psiquiatra Carl Gustav Jung (1875- 1961), é formada a partir da memória de vivências negativas, que vão desde crianças negligenciadas, vítimas de abusos, ausentes de amor, disciplinadas de maneira exagerada, excessivamente criticadas, cobradas e humilhadas.

De acordo com Alessandra, o livro representa a criança que deseja ser curada, para que se possa recuperar a energia que resiste em forma de defesa e a protege de experiências traumáticas. “Esse livro é uma forma de reparentalização na prática, dentro da proposta da Teoria do Esquema da Psicologia”, define a psicóloga.

Entre as principais inspirações, Alessandra destaca a oportunidade de levar conhecimento e conexão para uma ressignificação de vida. “Quando ressignificamos nossas sombras, quando iluminamos as nossas partes mais sombrias que, tantas vezes não queremos encarar, nos tornamos luz. Para mim, esse é o sentido da vida”, afirma.

Por conta do isolamento social, que ocorre em decorrência do Covid-19, Alessandra aponta que o convívio entre as famílias foi intensificado, o que resulta em aspectos positivos e negativos. Além disso, ela evidencia a importância de debater a temática do relacionamento familiar nos dias de hoje. “Construir um mundo melhor, seja interno ou externo, nunca foi tão necessário”, ressalta.

Segundo Alessandra, o maior desafio dessa publicação é realizar um número expressivo de doações para adolescentes que não foram adotados, aos quais precisam deixar os abrigos por atingirem a maioridade. “Além disso, os recursos financeiros obtidos com a venda deste livro são revertidos integralmente para a ONG Associação Voluntários Nós do Bem”, explica.

“Lições de Vida de Mãe para Filha” é comercializado por R$49,90 e para obtê-lo, é necessário encaminhar um e-mail para contato@nosdobem.org

COMENTÁRIOS dos leitores