Nações de maracatu em ação solidária por suas comunidades

No momento em que não podem levar alegria através de seus batuques, nações da Região Metropolitana do Recife estão se movimentando para garantir alimento e esperança para suas comunidades

por Paula Brasileiro ter, 30/03/2021 - 09:00

Um ano após a chegada do novo coronavírus ao Brasil, os impactos sociais e econômicos causados pela pandemia dividem espaço com o luto coletivo e a preocupação com a saúde da população. Nas periferias do país, a situação é ainda mais preocupante. Com o aumento do desemprego e o fim do auxílio emergencial, cerca de 84 milhões de pessoas enfrentam algum grau de insegurança alimentar, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e um cenário de fome - já visto pela nação em um passado não tão distante - volta a ser realidade para milhares de famílias. 

As periferias da Região Metropolitana do Recife (RMR) integram o grupo de risco da fome da pandemia. No entanto, as áreas menos favorecidas da capital de Pernambuco, contam com diversas ações que buscam ajuda para minimizar os danos da grave crise sanitária que assola o país e o mundo. Algumas delas vêm dos barracões que, durante o Carnaval, produzem alegria e muito batuque: as nações de maracatu de baque virado. Várias delas têm somado forças para ajudar a seus integrantes e demais moradores das comunidades onde estão sediadas. 

É possível fazer doações por diferentes canais. Veja como ajudar. 

Maracatu Nação Cambinda Estrela

Sediado na comunidade de Chão de Estrelas, Zona Norte do Recife,  o Cambinda se juntou ao G10 Favelas e ao Casa Amarela Social na ação #panelasvazias. O objetivo é arrecadar alimentos não só para sua comunidade mas, também para as do entorno. 

PIX: cambindaestrelaproducoes@gmail.com

Contato (WhatsAPP): (81) 98150-9354

Maracatu Nação Aurora Africana

No ano em que completa duas décadas de história, a nação sediada em Jaboatão (RMR) trocou as comemorações pela solidariedade. O Aurora Africana também tem arrecadado doações para ajudar a seus integrantes e demais moradores da sua comunidade. 

Banco do Brasil

Ag: 0934-2

Poupança: 28608-7

Fabio de Souza Sotero

Itaú

Ag: 7125

CC: 17176-4

Lysandra Felizardo P. da Paz

Caixa Econômica

Ag: 0648

OP: 003

CC: 0001108 - 6

Nação do Maracatu Aurora Africana

Maracatu Nação Encanto da Alegria

Para ajudar aos seus, o Encanto da Alegria, localizado na Bombado Hemetério, Zona Norte do Recife, lançou a campanha Ajude os Trovões. As doações podem ser feitas através do PIX da nação.

PIX: 04246947000138

Informações (WhatsApp): (81) 98672-4870

Maracatu Nação Cambinda Africano

Também sediado na Zona Norte do Recife, no Córrego do Deodato, o Cambinda Africano conta com a ajuda dos amigos e do público que aprecia o seu baque para ajudar à sua comunidade. As doações podem ser feitas via depósito bancário.

Caixa Ecônomica

Ag: 0048

OP: 13

CC: 00181170-7

Arlindo Carneiro Santos

COMENTÁRIOS dos leitores