Mostra que traz Virgem Maria com pênis é suspensa no Rio

Exposição idealizada por Órion Lalli foi denunciada pelos deputados Márcio Gualberto e Chris Tonietto, ambos do PSL

por Paulo Uchôa sab, 29/02/2020 - 12:07
Reprodução/Facebook/Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica Exposição 'Todxs xs santxs - renomeado - #eunãosoudespesa' foi suspensa nessa sexta (28) Reprodução/Facebook/Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica

Nessa sexta-feira (28), a exposição "Todxs xs santxs - renomeado - #eunãosoudespesa", que repercutiu ao apresentar uma imagem da Virgem Maria com o seio nu e um órgão masculino, acabou sendo suspensa Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. A decisão de cancelar a mostra veio após o deputado estadual Márcio Gualberto e a deputada federal Chris Toniettoa8 ,, ambos do PSL do Rio de Janeiro, apresentaram uma notícia-crime.

Em um comunicado, a Secretaria Municipal de Cultura do Rio ressaltou que mantém compromisso com o respeito constitucional à liberdade religiosa, mas que irá respeitar a ação dos parlamentares enquanto estiver em trâmite judicial.

"Nossos equipamentos abrigam manifestações culturais de todas as linguagens e estilos, sendo um dos nossos pilares o respeito à liberdade artística. Neste caso, foi realizada uma notícia crime no dia 27 de fevereiro na DECRADI – Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. A Secretaria Municipal de Cultura respeitará o processo legal e aguardará a decisão judicial", diz a nota.

Segundo os deputados Márcio Gualberto e Chris Tonietto, a peça idealizada pelo artista plástico Órion Lalli, que tinha a legenda "Deus acima de tudo, gozando acima de todos", despreza o sentimento religioso, crime evidente no artigo 208 do Código Penal.

COMENTÁRIOS dos leitores