Mostra exibe cartazes de filmes nacionais em São Paulo

Iniciativa é uma resposta à medida da Ancine que retirou cartazes de produções nacionais de seu site e da sua sede

por Paula Brasileiro qua, 04/12/2019 - 13:51
Reprodução/Twitter Os cartazes vão integrar uma mostra no Festival Verão Sem Censura Reprodução/Twitter

Após a Agência Nacional de Cinema (Ancine) retirar de seu site, e de sua sede, os filmes nacionais e seus cartazes, várias foram as manifestações nas redes sociais e fora delas. Em São Paulo, uma exposição com cartazes de produções clássicas do cinema nacional será montada no festival Verão sem Censura, entre os dias 17 e 31 de janeiro de 2020. 

Promovido pela Prefeitura de São Paulo, o Verão sem Censura vai reunir algumas das peças que sofreram censura durante o governo Bolsonaro. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o secretário de cultura da cidade, Alê Youssef, explicou a motivação do evento: "Uma resistência que absorve o valor, que luta pelo valor mais importante da cultura, que é a liberdade de expressão. Nós vamos fazer isso não como uma medida de antagonismo ao governo federal, mas de valorização da nossa cultura". 

O festival contará, também, com uma exposição de cartazes de filmes nacionais. A iniciativa, segundo Youssef, é uma resposta à decisão da Ancine de retirar os cartazes de filmes brasileiros de seus corredores e de seu site. 

 

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores