Exposição exibe obras de jovens artistas com deficiência

Ação busca contribuir para o desenvolvimento da criatividade, expressões artísticas e elevação da autoestima dos participantes

ter, 05/11/2019 - 18:27
Divulgação Mostra Cores, texturas, formas e imagens conta com a presença dos autores dos trabalhos expostos Divulgação

A AESO-Barros Melo recebe, de 13 a 20 de novembro, a exposição Cores, texturas, formas e imagens, que apresenta 100 trabalhos produzidos nas oficinas de fotografia e nas vivências arteterapêuticas promovidas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPEE), espaço educacional e terapêutico com experiência em atendimentos de crianças, adolescentes e adultos com distúrbio de aprendizagem e deficiência.

A iniciativa partiu da ex-aluna do curso de Fotografia da instituição de ensino, Christianne Corrêa, que atua na iniciativa desde 2013, ministrando oficinas de fotografia. Durante as atividades, são experimentadas a captura e tratamento de imagens, além de processos como light paint, splash, e dupla exposição de imagens.

Para Christianne, "as oficinas têm o objetivo de estimular a atenção e o interesse dos estudantes pelas possibilidades oferecidas através do registro fotográfico, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade, expressões artísticas e a autoestima". O NAPEE conta com equipe multidisciplinar que estimula e potencializa habilidades nos aspectos cognitivos, emocionais, motores e sensoriais.

Segundo a arteterapeuta Leila Palmeira, que faz parte do núcleo de apoio, "a exposição traz o resultado de produções realizadas em vivências com crianças, adolescentes e adultos, expondo ao público uma diversidade de linguagens artísticas, como pinturas, colagens, desenhos e trabalhos com reciclagem, cheios de sentimentos, histórias e criatividade. Nesse processo terapêutico, a arte integra e desperta habilidades, melhorando o desenvolvimento motor e abrindo caminhos para inserção social e autonomia".

A abertura da mostra conta com a presença dos autores dos trabalhos expostos, a partir das 9h, na área da fonte da AESO-Barros Melo.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores