Dia do Psicólogo: 5 filmes com profissionais da psicologia

Na lista estão filmes consagrados como "O Sexto Sentido" e "Gênio Indomável"

por Daiane Crema ter, 27/08/2019 - 16:52

Nesta terça-feira (27) é comemorado do Dia Nacional do Psicólogo, um especialista da saúde responsável por estudar os comportamentos do seres humanos. No cinema, são muitos os filmes que trazem esses profissionais em tramas de tirar o fôlego. Por isso, o LeiaJá separou cinco filmes, cujos protagonistas apresentam o universo da psicologia.

Em "Um Método Perigoso" (2011), dirigido por David Cronenberg, Freud (Viggo Mortensen) e Jung (Michael Fassbender) tratam a paciente Sabina Spielrein (Keira Knightley), uma jovem de 18 anos internada em Hospital Psiquiátrico de Burgholzi. Na trama, Jung e Sabina passam a ter uma relação que vai muito além de psicólogo e paciente.

Na obra "Experimento de Aprisionamento de Stanford" (2015), o professor de psicologia Philip Zimbardo (Billy Crudup) tenta provar, por meio de um experimento, que os traços de personalidades dos homens são a principal causa do comportamento abusivo entre eles. O filme é dirigido por Kyle Patrick Alvarez.

No longa "O Sexto Sentido" (1999), dirigido por M. Night Shyamalan, o psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis) perdeu um de seus pacientes que tirou a própria vida. Após um ano da tragédia, o médico conhece o garotinho Cole Sear (Haley Joel Osment), que apresenta as mesmas características de seu antigo paciente.

Em "O Psicólogo" (2009), dirigido por Jonas Pate, o psicólogo Henry Carter (Kevin Spacey) é um profissional que atende grandes atores de Hollywood. Após alguns acontecimentos em sua vida, Carter torna-se um maconheiro crônico. Isso o leva a não acreditar que possa continuar ajudando seus pacientes.

Já em "Gênio Indomável" (1997), vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Original, o psicólogo Sean Maguire (Robin Williams) acompanha o caso do gênio matemático Will Hunting (Matt Damon), que é prso após se envolver em algumas encrencas. Por determinação legal, o jovem precisa fazer terapia e, depois de rejeitar todos os profissionais, se identifica com Sean. A obra é dirigida por Gus Van Sant.

COMENTÁRIOS dos leitores