Prefeito assina reforma do Teatro do Parque para 2015

Um dos mais importantes teatros do Recife está fechado desde 2010

por Eduarda Esteves ter, 02/12/2014 - 09:08
Victor Soares/LeiaJáImagens Teatro do Parque está fechado desde 2014 Victor Soares/LeiaJáImagens

Nesta terça-feira (2), o Prefeito do Recife Geraldo Julio assina a autorização para o início da reforma do Teatro do Parque, no Centro do Recife. O equipamento cultural está fechado desde 2010, com cadeiras mofadas, paredes infiltradas, cupins e até animais, que foram encontrados pelo LeiaJá no local. Em nota, a Prefeitura do Recife afirmou que a obra já está licitada e deverá ser concluída em 24 meses, com um custo de R$ 8,2 milhões.

Na festa de 99 anos, Teatro do Parque segue fechado

Em setembro de 2014, o movimento Teatro do Parque (Re)existe realizou um ato em frente ao teatro com diversas atividades culturais. O grupo é formado por estudantes, artistas e cidadãos de diversos segmentos e é a terceira vez que se manifestam em defesa do aparelho cultural, que está fechado desde 2010. Eles se dizem cansados de ouvir promessas e afirmam que permanecerão lutando pelo espaço cultural.

Cancelamentos e esvaziamento: retrato da Cultura do Recife

O Teatro do Parque completou 99 anos no último mês de agosto e o LeiaJá já havia adiantado com exclusividade que o espaço não estará reformado e aberto ao público para seu centenário. Segundo informação publicada no Diário Oficial do Município no dia 16 de agosto, a previsão é que os trabalhos durem 24 meses, com orçamento de R$ 8,2 milhões para reforma e aquisição de novos equipamentos. 

Movimento popular pede a volta do Teatro do Parque

"A intervenção contempla a recuperação e o restauro do edifício, a aquisição de novos equipamentos, implantação de um projeto paisagístico, recuperação do sistema de climatização, a substituição da coberta do equipamento e o redimensionamento e a substituição das calhas."

Teatro do Parque (Re)existe exige reabertura do espaço

Em entrevista ao Portal LeiaJá, o Gerente de Relações com a Imprensa da Prefeitura do Recife, Carlos Eduardo Santos, informou que em 2015 a obra deverá ser concluída. "Já está tudo pronto e licitado, assim que o Prefeito assinar, a obra já pode ter início e seguirá o prazo de 12 meses", disse. 

Um dos maiores teatros do Recife está fechado desde 2010

Atualização:

*A Prefeitura do Recife esclareceu no início da tarde desta terça (2) que a nota enviada mais cedo continha um erro. O prazo da obra não é de 12 meses, mas 24 meses como constava no edital lançado em agosto deste ano.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores