Designers pernambucanos participam de exposição em SP

'Cidade Gráfica' abre nesta quinta-feira (20), no Itaú Cultural

por Carlos Silvio ter, 18/11/2014 - 18:33

Os trabalhos dos designers pernambucanos Guilherme Luigi, Josivan Rodrigues e o trio formado por Damião Santana, Fátima Finizola e Solange Coutinho, estão presentes na Mostra Cidade Gráfica, que fica em cartaz no Itaú Cultural (São Paulo), a partir da próxima quinta-feira (20) até o dia 4 de janeiro. A exposição reúne 40 trabalhos de 36 artistas e coletivos de vários estados do Brasil e da França. 

A seleção foi feita através de uma chamada de projetos, além de visitas dos curadores (os designers Elaine Ramos, Celso Longo e Daniel Trench) a algumas capitais brasileiras para conhecer alguns projetos e realizadores, incluindo o Recife.

Na mostra, projetos gráficos, entre livros, cartazes, fontes, pesquisas acadêmicas e peças gráficas, navegam no limite entre o design gráfico e as artes visuais. Uma maneira de reunir a produção gráfica nacional a partir do tema 'Vida Urbana'. 

Os trabalhos de Pernambuco presentes na exposição são: Dingbat Cobogó, de Guilherme Luigi, pesquisa sobre cobogós do estado e construção vetorial de  36 símbolos; Cobogó de Pernambuco, de Josivam Rodrigues - também é sobre o recurso estético da arquitetura do Estado, com registro de imagens e histórias desta ferramenta, através de um ensaio fotográfico e um livro. Além desses, estará em cartaz o Abridores de Letras de Pernambuco, feito pelo trio Damião Santana, Fátima Finizola e Solange Coutinho, que mostra o trabalho de 12 pintores letristas do estado, resultado de uma viagem de mais de 800 quilômetros.

COMENTÁRIOS dos leitores