O luxo e o talento de Joãosinho Trinta chegam aos cinemas

Protagonizado por Matheus Nachtergaele, longa “Trinta” foca no início da carreira de artista

por Carlos Silvio ter, 09/09/2014 - 13:58
Divulgação Matheus Nachtergaele protagoniza o longa, que chegará aos cinemas em novembro Divulgação

Joãosinho Trinta, carnavalesco que entrou para a história das escolas de samba e do carnaval, encantou a todos criando luxo a partir de materiais simples. "O povo gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelecual​" é uma das suas frases mais famosas e mostra bem o pensamento e o amor do nordestino em oferecer um trabalho grandioso.

Através de uma cinebiografia a ser lançada no circuito dia 27 de  novembro, será possível conhecer o início da trajetória desse artista e o nascimento do seu primeiro grande trabalho: O desfile da Salgueiro de 1974, na Sapucaí.

Trinta, filme protagonizado por Matheus Nachtergaele e dirigido por Paulo Machline (que já havia focado suas lentes no artista ao fazer o curta A raça síntese de Joãosinho Trinta lançado em 2009), teve seu trailer e seu cartaz divulgados oficialmente nessa semana. Com estreia marcada para o dia 13 de novembro, no elenco também estão Paolla Oliveira, Ernani Moraes, Paulo Tiefenthaler, Milhem Cortaz, Fabrício Boliveira, Mariana Nunes e Marcos Ricca. Para compor o personagem, Matheus se hospedou com Joãosinho em duas ocasiões e também precisou ter aulas de balé.

Considerado gênio do Carnaval, o maranhense João Clemente Jorge Trinta começou sua carreira artística como bailarino no Corpo de Baile do Theatro Municipal no Rio de Janeiro, sempre sedento por holofotes e aplausos. Ao se tornar assistente de Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues no Salgueiro, entrou em contato com a magia e os problemas das escolas de samba. Em 1973 assumiu o cargo de carnavalesco da escola de samana, conquistando o terceiro lugar na época. No ano seguinte viria o título de campeão e em 1975 a consagração do carnavalesco com o bicampeonato com um desfile sob o título O Segredo das minas do Rei Salomão.

Joãosinho Trinta morreu no dia 17 de dezembro de 2011, aos 78 anos, em São Luís, devido a uma infecção generalizada, mas deixou marcas inesquecíveis no carnaval brasileiro e levando sua escola de samba à vitória mais de dez vezes. 

 Confira abaixo o trailer:

 

COMENTÁRIOS dos leitores