Divulgados vencedores do Prêmio Pernambucano de Literatura

Premiação foi realizada nesta quinta (31) no Espaço Passárgada

por Barbara Brandão qui, 31/07/2014 - 18:00

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult) anunciou nesta quinta-feira (31) à tarde os vencedores do Prêmio Pernambuco de Literatura. O grande prêmio, no valor de R$ 20 mil, foi para o romance Ascensão e queda, do escritor Wander Shirukaya, natural de Itambém. O edital da premiação recebeu 115 inscrições, vindas de 34 cidades.

Ascensão e queda apresenta estrutura narrativa 'polifônica', com diversos narradores/personagens e uma temática que explora um enredo memorialístico em torno das agruras e angústias existenciais de uma banda de rock diante do suicídio de seu líder e vocalista.

Mais três livros foram premiados, com o valor de R$ 5 mil - o também romance Associação Robert Walser para Sósias anônimos, de Tadeu Sarmento, o livros de poesias Rinoceronte dromedário, por Helder Herik, e a compilação de contos Dois nós na gravata, de Rômulo César Lapenda Rodrigues de Melo. Além do prêmio em dinheiro, todas as obras serão editadas pela Secult e publicadas pela CEPE - Companhia Editora de Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores