Primeira noite do Baile do Menino Deus atrai multidão

Os espectadores foram convidados a dançar valsa e celebrar o nascimento do menino Deus

por Giselly Santos seg, 23/12/2013 - 22:27

"Sol brilhante, raio e luz na lapinha de Jesus." Foi assim que iniciou, nesta segunda (23), a 30ª edição do Baile do Menino Deus que, no Natal, transforma o Marco Zero em um teatro ao ar livre. Embalado por sons e inspirado na história do nascimento de Jesus, dois Mateus (personagem folclórico conhecido em Pernambuco) junto a um grupo de crianças, tenta abrir uma porta que permite a eles celebrar a chegada de Jesus junto com os pais do bebê, Maria e José. Após danças e orações conseguem encontrar a casa de Jesus para celebrar a vida.

Com duração de pouco mais de uma hora o espetáculo fez com que a Praça do Marco Zero ficasse repleta de espectadores. Com características de folguedos e pastoris, além da participação do público as intercaladas de músicas e teatro eram repletas de sorrisos.

O repertório contou com a inclusão de novas cenas e mais de 20 músicas, somando pequenos trechos às 12 canções do álbum com o mesmo nome da peça, lançado também em 1983. No trabalho, estão canções como Romã, Romã e Jaraguá, além de Burrinha Zabilim.

Para o diretor do espetáculo, Ronaldo Correia de Brito, o preponderante é a simplicidade. "Este espetáculo já é consagrado pela história recifense. Estamos com trinta anos, dez aqui no Marco Zero." Questionado sobre o segredo, ele respondeu: "para durar? Com certeza o nosso segredo é a simplicidade". Brito preparou uma surpresa para o fim da apresentação, em que os espectadores foram convidados a dançar valsa e celebrar o nascimento do menino Deus.

Na plateia estavam o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), acompanhado da esposa, Cristina Mello, e dos três filhos, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), foi ao espetáculo com a esposa, Renata Campos, grávida de sete meses. Além dos secretários de Cultura do Estado e do Recife, Marcelo Canuto e Leda Alves, respectivamente.

COMENTÁRIOS dos leitores