Exposição traz pessoas comuns vestidas de palhaços

'Clownville' integra programação do Festival de Circo do Brasil, realizado entre os dia 11 e 20 de outubro

por Priscila Urpia qui, 10/10/2013 - 15:35

Criada pelo fotógrafo franco-italiano Eolo Perfido, a exposição Clownville é uma série de retratos inspirada no fascínio do autor pelo mundo dos palhaços e sua visão do universo circense como metáfora da sociedade, espaço em que se misturam emoções como alegria e tristeza, união e solidão. A mostra intregra a programação do Festival de Circo do Brasil que começa nesta (11) e segue até o domingo (20), com atividades realizadas em vários locais do Recife.

Na mostra, Perfido elege a figura do clown como representante das pessoas comuns: ao mesmo tempo engraçadas e melancólicas, com uma máscara que pode ser trágica, grotesca, ambígua. O resultado são imagens impactantes, que apresentam clowns não convencionais, em situações e expressões que contrastam com o imaginário estabelecido, do palhaço alegre e brincalhão. 

Clownville conta com inspirações de referências como a produção do cineasta Federico Fellini, com suas atmosferas oníricas, além de alguns personagens do cinema mudo, em particular de Charlie Chaplin e Buster Keaton, com suas maquiagens carregadas e o exagero gestual, necessário para transmitir as emoções. A abertura da exposição acontece nesta sexta (11), das 19h30 às 23h na galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu. 

Serviço

Clownville

Sexta (11) a domingo 13 de outubro

Galeria Janete Costa (Parque Dona Lindu)

Gratuita

terça (15) a domingo (20)

Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 - Parnamirim)

Gratuita

(81) 3355 3129

COMENTÁRIOS dos leitores