Conscientizando Para a Cultura entra em sua 3ª edição

A ação já atuou em 102 municípios e capacitou 780 professores

por Marcela Terra qua, 31/07/2013 - 10:55

MACEIÓ (AL) - O instituto Boibumbarte apresentou, nesta terça (30), a terceira edição da ação 'Conscientizando Para Cultura', realizada pelo projeto Palco Aberto, que já passou por 102 municípios alagoanos. De acordo com uma das idealizadoras do projeto, Susie Cysneiros, promover a prática profissional, gerar renda e cadeia produtiva, além de formar fomentadores da cultura.

Ainda de acordo com Susie, já foram capacitadps 780 professores para a difusão cultural, este ano, além de está sendo feito um intensivo de produção para a formação de núcleo de produtores, já iniciada em junho, em dez cidades núcleos. “Vamos possibilitar um intercambio cultural, e desenvolver futuras demandas artísticas em Alagoas”, revela.

Durante a apresentação da terceira edição do projeto Palco Aberto, foram apresentados os principais produtos da ação, o sítio eletrônico - que será lançando nos próximos meses -,  e a coletânea 'Alagoas Nossa Terra', com quatro DVDs que abrangem os temas história; folguedos, arquitetura, artesanato e gastronomia; literatura, dança, artes visuais e teatro; e música, com depoimentos de autoridades no assunto.

Este ano, a ação promove nos meses de outubro, novembro e dezembro, o 'Corredor Alagoas Viva', uma mostra da Cultura alagoana dividida em oito polos que mostrará os resultados do primeiro trabalho com o núcleo de produtores. 

Segundo a coordenação do projeto, a ação 'Conscientizando Para Cultura' conseguiu patrocínio do Banco do Nordeste e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDS) para o custeamento dessas atividades. 

PROJETO PALCO ABERTO

O Projeto Palco Aberto surgiu em 2004, com foco na difusão da música autoral alagoana. As edições neste formato têm como proposta aproximar o artista local do público, apresentando sua obra em shows e mostrando sua trajetória musical. 

Em 2010, o projeto ganhou o patrocínio do BNDS e Banco do Nordeste, e então acrescentou em suas atividades a ação conscientizando para a cultura.  

Confira o vídeo de apresentação da 3° edição da 'Conscientizando Para Cultura':

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores