Na edição de comemoração ao Dia de Ação de Graças este ano, a festa recifense será realizada na praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, com a8 oo Show de Gratidão e Solidariedade. Entre as atrações da noite estarão o Padre Fábio de Melo, o cantor gospel Régis Danese e o artista pernambucano Almir Rouche. A festa será na noite desta quinta-feira (24), a partir das 18h.
Devido à realização do evento, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) adverte aos condutores que haverá interdições na Ponte Giratória, na Avenida Rio Branco, na Rua Cais do Apolo e na Rua do Bom Jesus. Como sugestão de desvios, haverá alguns pontos na Rua Dona Maria César (próximo à Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco). Esta operação contará com cerca de 50 agentes para normalizarem a circulação de veículos e transportes públicos. O trânsito deverá voltar ao normal uma hora após o evento.
HISTÓRICO - De acordo com o site do Ministério da Justiça, o Dia Nacional de Ação de Graças "foi instituído por meio da Lei nº 781, de 17 de agosto de 1949, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, posteriormente regulamentada pela Lei nº 5.110/66", sendo comemorado no mesmo dia que a data dos norte-americanos.
Em 2007, surgiu no Recife o Movimento de Resgate "Dia Nacional de Ação de Graças" (DNAG), com o objetivo de consolidar a data "como um instrumento de mobilização social, com o fim de oportunizar ajuntamentos, confra ternizações e ações de assistência social, resultantes do sentimento de Gratidão a Deus".